ASSINE
search button

PF investiga segundo grupo suspeitos de planejar ataques terroristas na Rio 2016

Suspeita é que novo grupo seja composto por quinze integrantes

Compartilhar

Nesta segunda-feira (25), a Polícia Federal abriu uma nova frente de investigação na Operação Hashtag com o intuito de investigar uma suposta nova célula terrorista composta por 15 brasileiros que planejavam a possibilidade de cometer atentados durante a Olimpíada do Rio. O grupo foi descoberto após uma reportagem do “Fantástico”, da TV Globo, na noite do último domingo (24).

“A Polícia Federal teve conhecimento do grupo virtual a partir da deflagração da Operação Hashtag. Um dos alvos de medida restritiva desta operação estava entre os participantes mais ativos do grupo. A partir dessas informações, a Polícia Federal passará a analisar o caso”, comentou a PF.

Segundo a matéria, o grupo seria composto por 15 militantes dispostos a organizar ataques em grupos ou até mesmos solitários. A existência dessa nova célula foi descoberta por um jornalista que se infiltrou no grupo há um ano e meio. Sem se identificar na reportagem, o jornalista afirma que viajou para sete países da Europa, e, inclusive, teve contato com recrutadores do Estado Islâmico. Através de troca de mensagens, reveladas pelo jornalista, os supostos terroristas viam os Jogos como uma oportunidade para executar inimigos do grupo.

“Irmãos nossa reunião hoje em São Paulo foi boa, pudemos ter mais ideias. Será uma boa oportunidade de realizar o julgamento contra esses porcos”, diz a mensagem de um dos militantes que se identifica como Lobo.

Um outro homem, não identificado, chega a afirmar que já teria comprado armas. “Vocês sabem onde encontro um fornecedor de armas pesadas ? Temos um fornecedor confiável e que está do nosso lado. Do material adquirido, todos ainda permanecem sem raspagem e em boa qualidade. O número de tiros, de acordo com a fonte, é de 72”, comenta.

Operação Hashtag

Na última quinta-feira (21), um grupo de doze pessoas, entre eles um menor, que estaria planejando ações terroristas durante a Olimpíada no Rio foi detido em São Paulo e no Paraná. Eles foram recrutados pelo Estado Islâmico pela internet.

Todos os suspeitos foram presos e encaminhados para um presídio de segurança máxima no Mato Grosso do Sul. O último foi capturado nesta segunda-feira (25) e já foi preso.