ASSINE
search button

'Le Monde': A terra treme no Brasil

Jornal francês analisa que diante do caos político Dilma pode voltar à presidência

Compartilhar

O jornal francês le Monde trouxe em sua edição impressa de terça-feira (7) uma matéria intitulada "A terra treme no Brasil". Com a falta de credibilidade do governo de Michel Temer e o caos político que o país enfrenta, Dilma Rousseff, considerada até há pouco tempo como "politicamente morta", vê aumentar as chances de retomar seu mandato, escreve o diário.

> > > Le Monde L’implosion du système brésilien

> > > 'Al Jazerra': Dilma diz que não existe base legal para seu impeachment 

Depois do afastamento da presidente brasileira, no dia 12 de maio, uma parte da sociedade esperava que o país saísse da crise, o que não aconteceu, ressalta o Monde. O governo do presidente interino, Michel Temer, ainda enfrenta uma sociedade revoltada. A governabilidade continua frágil. E, sobretudo, a falta de credibilidade continua a envolver uma elite política implicada na operação Lava Jato, diz a reportagem.

> > > 'NYT': Dilma diz que "parasitas" assumiram o poder sem base legal

O jornal lembra que, em menos de três semanas, o antigo "parceiro" de Dilma Rousseff, que anunciou um governo de "união nacional", viu cair dois de seus ministros, Romero Jucá, que tinha a pasta de Planejamento, e Fabiano Silveira, que coordenava o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. 

> > > NYT compara Congresso do Brasil a circo

O primeiro caiu devido à divulgação de escutas nas quais evoca a necessidade de um "pacto" para interromper as investigações sobre a corrupção na Petrobras. Já Silveira apresentou sua demissão depois que gravações de ligações telefônicas suas para o presidente do Senado, Renan Calheiros, vieram a público. No áudio, ele dá conselhos de como o senador deve agir em relação às investigações na Lava Jato.

> > > 'The Intercept': O colapso de credibilidade de Michel Temer 

Como se não bastasse, ressalta Le Monde, na segunda-feira (6), um jornal de grande circulação do Brasil revelou que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, também era visado pelas investigações da Lava Jato. 

> > > 'NYT' diz que Brasil é medalha de ouro em corrupção

Segundo Le Monde, os brasileiros descobriram que a corrupção não é inerente ao PT. Todo o sistema político está gangrenado, escreve, lembrando as acusações de corrupção que se acumulam contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e as suspeitas de irregularidades em relação ao ex-candidato à presidência do PSDB, Aécio Neves. "Mais de um terço dos parlamentares estão sendo investigados. Até mesmo a probidade do Supremo Tribunal Federal é questionada, escreve o diário.

> > > FT: Brasília é um poço fervilhante de políticos comprometidos

Le Monde conclui que uma reforma política se torna a cada dia mais necessária. Mas ela pode ser realizada? Por quem?, questiona. Em entrevista ao vespertino, o escritor Fernando Gabeira diz acreditar que o sistema deve ser "implodido" e reconstruído com os "sobreviventes". "Resta saber quem sobreviverá a este tsunami", conclui o jornal.

> > > NYT: Transcrições expõem motivação e complô para derrubar presidente Dilma