ASSINE
search button

Vendavais provocam mais uma morte no interior de São Paulo

Compartilhar

A sequência de vendavais que tem ocorrido desde o último final de semana, no interior paulista, em meio à chuva quase ininterrupta, causou ontem (6) à tarde a morte um homem, no desabamento do galpão de uma fábrica de chocolate, na Estrada do Vinho, área turística de São Roque, município distante cerca de 60 quilômetros da capital paulista. A vítima trabalhava na reforma da construção ao lado de um outro operário que ficou ferido.

Essa foi a segunda morte provocada pela forte ventania. No último domingo, em Jarinu, uma mulher perdeu a vida quando a estrutura de um ponto de ônibus desbabou em uma descarga elétrica causada por raio.

De acordo com a prefeitura de São Roque, dez pessoas foram encaminhadas para a Santa Casa da cidade, mas todas por terem sofrido ferimentos leves. Toda a região foi devastada pelo temporal, mas os danos gerais ainda estão sendo apurados, assim como o número de pessoas atingidas.

Houve destelhamento de residência, quedas de árvores, de postes e de torres de transmissão de energia. Os trabalhos para desobstruir as vias onde houve quede de árvores vararam a madrugada de hoje (7) e continuam nesta manhã.

A cidade está em estado de atenção e entre as áreas mais afetadas estão os Distritos de Canguera e os bairros Carmo e Caetê, Vila Lino, Vila Maciel e Cascavel.

Falta de luz

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) informou que, em todo o estado de São Paulo, 11 linhas de transmissão tiveram as estruturas danificadas e isso afetou também a região de Sorocaba, onde fica São Roque.

De acordo com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Piratininga, o fornecimento de energia elétrica para os consumidores da região de Sorocaba e municípios próximos foi restabelecido, de forma provisória, durante a madrugada desta terça-feira.

A empresa justificou que poderia ocorrer ainda algumas interrupções para cerca de 150 mil clientes em razão de manobras operacionais de proteção ao sistema elétrico, sendo preservados, no entanto, consumidores especiais, como no caso de hospitais.

Segundo a Defesa Civil do estado, em Mairinque, também na região de Sorocaba, o temporal causou queda de árvores, destelhamento de residência, queda de postes e rede elétrica. Ainda não há informações sobre o número de pessoas afetadas pelos estragos que a chuva e o vento causaram.

Em Vargem Grande Paulista, na região de Osasco, a forte chuva de ontem (6) à tarde, acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas, também provocou quedas de árvores e de postes, destelhamento de residências e de quadras esportivas.

Pelo menos três prédios públicos foram danificados e outros três galpões destelhados, 25 postes de energia vieram ao chão; cerca de 30 árvores estão em risco de queda; há 30 residências atingidas e 12 famílias desalojadas.

Monte Mor

No pequeno município de Monte Mor, na região de Campinas, 70 famílias tiveram suas casas invadidas pela água do Rio Capivari, que transbordou. Desse total, três famílias foram removidas com o apoio de barcos, segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, Adelício Paranhos, porque as demais não quiseram deixar suas residências.

Paranhos informou ainda que também houve inundações nos prédios do condomínio Francisco Ponte, no Jardim Santa Cândida, e uma das vias centrais também segue alagada com interrupção do tráfego de veículos e de pedestres.

Outros bairros onde as equipes da Defesa Civil estão atentas são: Jardins Progresso, Capuazinha, Vila Farid Kalil e Pindorama, todos em trechos próximos ao Rio Capivari.

O município de Jarinu, na região de Atibaia, onde houve o vendaval, no último domingo, continua em estado atenção. Segundo o prefeito Vicente Zacan (PSB-SP), ainda deve levar mais três dias para tentar restabelecer os serviços afetados como o fornecimento de água e luz.

Em Atibaia, segundo a prefeitura, cerca de 300 moradores estão desalojados ou desabrigados em razão do transbordamento do rio Atibainha.