ASSINE
search button

Polícia Federal indicia presidente do Bradesco na Operação Zelotes

Compartilhar

A Polícia Federal encaminhou, nesta terça-feira (31), relatório ao Ministério Público Federal no Distrito Federal indiciando o presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, e outras nove pessoas no âmbito da Operação Zelotes, que investiga a venda de sentenças do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

O Ministério Público ainda avalia o relatório. Novas diligências devem ser solicitadas antes de decidir se apresenta ou não denúncia à Justiça por corrupção ativa contra o presidente do banco. A suspeita é de que o Bradesco tenha negociado a contratação de serviços de um escritório que atuava para corromper conselheiros do Carf e livrar ou atenuar multas no órgão.

Em relatório de janeiro de 2015, a Polícia Federal já havia apontado que ex-conselheiros do Carf e pessoas ligadas a empresas de advocacia tentaram manipular decisões para favorecer o Bradesco.

De acordo com a  PF, eles foram flagrados em conversas telefônicas falando de “tratativas visando corromper conselheiros” do tribunal que julgaria o processo do banco. O relatório aponta que houve uma reunião, no dia 9 de outubro de 2014, na presidência do Bradesco, com participação de Trabuco, para tratar da contratação do grupo, em Osasco (SP).

O Bradesco chegou a perder um julgamento no Carf, sendo punido a pagar R$ 3 bilhões em um processo. Depois desse revés, “o que se observou foi que a presidência do banco Bradesco parece se render às tentativas de cooptação da organização criminosa atuante no Carf”, disse a PF em janeiro de 2015 nesse primeiro relatório sobre o caso.

Ações

As ações do Bradesco operam em forte queda nesta terça-feira na Bovespa, impulsionadas pela notícia do indiciamento do seu presidente. Às 16 horas, as ações preferenciais caíam 5%, enquanto que as ordinárias, 3,73%. Vale destacar que uma queda expressiva no valor das ações de um banco pode fazer com que ele corte empréstimos para minimizar os prejuízos.

Veja a nota enviada pelo Bradesco:

O Bradesco informa que não houve contratação dos serviços oferecido pelo grupo investigado. Acrescenta que foi derrotado por seis votos a zero no julgamento do Carf. O Bradesco esclarece ainda que o presidente da instituição, Luiz Carlos Trabuco Cappi, não participou de qualquer reunião com o grupo citado.

O mérito do julgamento se refere a ação vencida pelo Bradesco em todas as instâncias da Justiça, em questionamento à cobrança de adicional de PIS/Cofins. Esta ação foi objeto de recurso pela Procuradoria da Fazenda no âmbito do Carf.

O Bradesco irá apresentar seus argumentos juridicamente por meio do seu corpo de advogados.