ASSINE
search button

Polícia de São Paulo desocupa Centro Paula Souza e estudantes fecham avenida

Alguns alunos foram arrastados para fora do local na manhã desta sexta-feira

Compartilhar

Em cumprimento a mandado de reintegração de posse, policiais militares entraram nesta sexta-feira (6) às 6h40 no Centro Paula Souza, ocupado desde o último dia 28 de abril por estudantes de escolas técnicas da rede estadual, em protesto contra a falta de merenda escolar. Armas não foram usadas, mas alguns alunos foram arrastados para fora do local. A ação durou cerca de dez minutos, por volta das 6h50 o prédio já tinha sido esvaziado.

Às 7h15, os secundaristas caminhavam pela Avenida Tiradentes rumo à Zona Norte da cidade, bloqueando a passagem de veículos. Uma das pistas da avenida, no sentido Centro, está interditada.

Os estudantes tentaram entrar na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), que fica no próximo à Estação da Luz, mas foram impedidos por PMs. Os policiais chegaram a usar cassetetes contra um grupo de alunos.

Uma força-tarefa da Polícia Civil e do Ministério Público investiga, na Operação Alba Branca, deflagrada no dia 19 de janeiro, um esquema de fraudes na compra de merenda escolar de prefeituras e do governo paulista. 

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Ribeirão Preto, as fraudes na contratação da merenda, entre 2013 e 2015, envolvem 20 municípios. Os contratos sob suspeita chegam a R$ 7 milhões, dos quais R$ 700 mil foram, segundo os promotores, destinados ao pagamento de propina e comissões ilícitas.

* Com Agência Brasil