ASSINE
search button

'El País': Ministro do Supremo afasta Eduardo Cunha da Câmara

Teori Zavascki acatou o pedido de afastamento feito pelo procurador Rodrigo Janot, em dezembro

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (5) no El País, conta que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, determinou o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de seu mandato de deputado. Com a decisão em caráter liminar (temporária), anunciada na manhã desta quinta-feira, o peemedebista também é afastado do cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Com o afastamento, quem assume interinamente a presidência da Casa é o primeiro-vice, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), aliado de Eduardo Cunha.

Segundo a reportagem, Teori Zavascki acatou o pedido da Procuradoria-Geral da República, feito em dezembro do ano passado, no qual o procurador Rodrigo Janot alegava que o parlamentar não podia exercer o cargo porque usava de sua função para se defender do processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética. Cunha é réu na Operação Lava Jato, que apura desvios de recursos na Petrobras.

O jornal espanhol informa que o deputado já foi notificado da decisão e pode recorrer dela. Oficiais de Justiça foram à residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília, e tiveram de insistir para que ele recebesse a notificação. Os advogados do peemedebista não se manifestaram até o momento.

Para ler na íntegra, clique aqui:

https://internacional.elpais.com/internacional/2016/05/05/actualidad/1462446849_911307.html