ASSINE
search button

Lula deve se comportar como todos, diz socialista italiano

Vice-ministro Riccardo Nencini participou de debate na Fiesp

Compartilhar

Em visita a São Paulo, o senador e vice-ministro de Infraestrutura e Transportes da Itália, Riccardo Nencini, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, denunciado em dois inquéritos, deve "se comportar" como todos os outros cidadãos do Brasil.

Nencini também é secretário nacional do Partido Socialista Italiano (PSI), que integra a base aliada do governo do primeiro-ministro Matteo Renzi, e participou nesta quarta-feira (4) de um debate na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entidade que está na linha de frente do movimento contra Dilma Rousseff. Também estavam presentes no evento o senador Fausto Longo, representante brasileiro no Parlamento da Itália, e o cônsul-geral do país europeu em São Paulo, Michele Pala.

"Para Lula, vale o juízo que fazemos sobre qualquer um. Lula fez reformas estruturais importantes para o Brasil, mas, como cada um de nós, está sujeito à atenção. Quando sujeito à atenção da magistratura, deve se comportar como todos os outros cidadãos", declarou o vice-ministro.

O secretário do PSI ainda disse que a crise institucional no Brasil preocupa todos os países europeus porque "tira a estabilidade de uma nação importantíssima no tabuleiro geopolítico mundial". "Além disso, está associada a um momento de maior dificuldade econômica, o que nunca produzirá um saldo positivo", acrescentou.

Na última terça-feira (3), o ex-presidente Lula foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria-Geral da República, que o acusa de ter agido na "compra do silêncio" do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, a fim de evitar que ele assinasse acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato.

O petista também já havia sido denunciado por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica pelo Ministério Público de São Paulo no caso do tríplex no Guarujá que seria de sua propriedade.