ASSINE
search button

Estudantes acompanham audiência sobre reintegração de posse de prédio ocupado

Compartilhar

Estudantes que ocupam o Centro Paula Souza, uma das Escolas Técnicas do Estado (ETECs) de São Paulo, acompanham audiência pública que discute o pedido de reintegração de posse do prédio, no Fórum Hely Lopes Meirelles, no centro da capital paulista.

A audiência é presidida pelo juiz Luis Manuel Fonseca Pires e, além dos estudantes, é acompanhada por representantes da escola, da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Procuradoria do Estado. Um grupo de estudantes e jornalistas não pode entrar e permanece do lado de fora do fórum.

O Centro Paula Souza, órgão responsável por administrar o ensino técnico em São Paulo, foi ocupado por estudantes na última quinta-feira (28), em protesto contra cortes na merenda e denúncias de corrupção nos contratos de alimentação escolar.

No domingo (1º), a Justiça paulista determinou a reintegração de posse do prédio, mas estudantes decidiram permanecer no local. Na segunda-feira (2), um batalhão da Polícia Militar entrou no local por volta de 11h30 e permaneceu lá durante toda a tarde, ação considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, já que o mandado de desocupação não havia sido expedido.

A chamada “tropa do braço”, que atua apenas em manifestações, só deixou o local às 19h45, pela porta dos fundos, após negociação entre o comandante da operação, representantes dos estudantes e membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.