ASSINE
search button

PGR vai pedir investigação de Dilma e Lula na Lava Jato

Compartilhar

A Procuradoria-Geral da República decidiu pedir abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro do Superior Tribunal da Justiça (STF), Marcelo Navarro, também são alvo da procuradoria.

A ação sobre Dilma, Lula e Navarro terá como base a delação premiada do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) e o parecer enviado pela Procuradoria ao STF defendendo que a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil seja anulada.

Com relação a Mercadante, há a suspeita de que teria trabalhado para tenta evitar a delação de Delcídio, oferecendo ajuda financeira e lobby junto ao Supremo para que ele fosse libertado.

>> Veja aqui a íntegra da delação de Delcídio

Em delação premiada, o senador Delcídio do Amaral (PT) descreveu a suposta ação da presidente Dilma Rousseff para manter na Petrobras os diretores comprometidos com o esquema de corrupção. De acordo com o senador, Dilma teria  usado seu poder para evitar a punição de corruptos e corruptores, nomeando para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) um ministro que se comprometeu a votar pela soltura de empreiteiros já denunciados pela Lava Jato. 

Delcídio teria afirmado que o ex-presidente Lula tinha "pleno conhecimento do propinoduto instalado na Petrobras e agiu direta e pessoalmente para barrar as investigações - inclusive sendo o mandante do pagamento de dinheiro para tentar comprar o silêncio de testemunhas.