ASSINE
search button

Ministro do Turismo empregou tia de sua mulher em agência presidida por ele

Funcionária tinha salário de R$ 19.488,60 e foi demitida após questionamento de jornal

Compartilhar

O ministro do Turismo, Alessandro Teixeira, empregou uma tia de sua mulher, a ex-miss bumbum Milena Santos, como secretária na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), enquanto ele presidia a agência, de acordo com o jornal O Globo desta quinta-feira (28). O órgão é vinculado ao governo federal e foi presidido por Teixeira até a semana passado, quando ele tomou posse como ministro.

Delfina Alzira da Silva Gutierrez é irmã da mãe de criação de Milena, e não da mãe biológica, que vive nos Estados Unidos. A funcionária ocupou um cargo de confiança na ABDI com salário de R$ 19.488,60. Questionada pelo Globo, a agência informou que demitiu a servidora nesta quarta-feira (27). "Em função da mudança de direção da ABDI, e consequente reestruturação do gabinete da Presidência, informamos que a senhora Delfina Silva Gutierrez foi desligada desta agência", diz nota do órgão.

Antes da demissão, a assessoria do ministro informou que "não há qualquer parentesco consanguíneo e o cargo é de confiança". "Delfina atendia os pré-requisitos técnicos para desempenhar a função", afirmou. A ABDI também defendeu a "inquestionável experiência profissional e currículo para ocupar o referido cargo". "Sendo graduada em administração de empresas, fluente em inglês e espanhol. Com experiência de atuação nas áreas de relações internacionais, licitações nacionais e internacionais, contratos e convênios administrativos, além de vasto conhecimento nas áreas de petroquímica, aeronáutica e metalurgia", dizia a primeira nota enviada pela assessoria de imprensa à reportagem.

>>Turismo do ministro

>>'Clarín': O papelão da ex-miss bumbum e esposa do novo Ministro de Turismo do Brasil

>>Réu no STF, Eduardo Cunha acelera reajuste do Judiciário