ASSINE
search button

Manifestantes fazem atos em apoio a Dilma e Lula em dezenas de cidades

Compartilhar

Manifestantes que defendem o governo Dilma e o ex-presidente Lula fazem atos na tarde desta sexta-feira (18) em dezenas de cidades do país.

No Rio de Janeiro, a manifestação se concentra na Praça XV, no Centro, num ato intitulado "Canto da democracia", e conta ainda com a participação e artistas.

Com faixas, cartazes e gritando palavras de ordem, como "Não vai ter golpe!",  manifestantes criticam ainda o juiz Sérgio Moro e o presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Em São Paulo, os manifestantes se concentram na Avenida Paulista. Os manifestantes começaram a chegar à Paulista minutos depois que a Polícia Militar dispersou integrantes do movimento a favor do impeachment de Dilma. Desde quarta-feira, os ativistas ocupavam a Avenida Paulista.

Com bandeiras, banners e cartazes os manifestantes pró-Dilma e Lula ocupam o vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Três carros de som estão nas proximidades, aguardando o início do evento. O tráfego de veículos já está interrompido em parte da via.

Uma das líderes da Frente de Luta por Moradia, Antônia Nascimento, de 43 anos, disse que acredita que a defesa do governo é uma forma de impedir retrocessos nos avanços sociais conquistados nos últimos anos. "Nesta última década nós conseguimos conquistar direitos. Hoje, nós entendemos que ainda não está como deveria, mas está melhor do que antes”, ressaltou.

Para ela, o movimento para a destituição da presidenta é um golpe, uma vez que há um desequilíbrio nas cobranças feitas ao PT e aquelas direcionadas a outros partidos. “A mídia passa 24 horas mostrando o que aconteceu no PT, mas nos outros não passa. Não estou dizendo que o PT é perfeito, mas que se faça justiça por igual”, defendeu.

A estudante Jéssica Silva, de 16 anos, também acredita que o país está na iminência de um golpe. “Eu acho que a gente vive em uma democracia e o que o juiz [Sérgio] Moro fez não está ajudando”, disse em relação à divulgação das conversas telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interceptadas na Operação Lava Jato. “Ele não fez para ajudar, fez por interesses pessoais e partidários”, ressaltou.

Além disso, a jovem também acha importante participar do momento político do país. “Eu vim para ver, porque a gente está vivendo um momento importante, que eu vou contar para os meus filhos.

Em comunicado divulgado quinta-feira (17), a Secretaria de Segurança Pública informou que o efetivo a ser utilizado, na tarde desta sexta-feira, no protesto organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Partido dos Trabalhadores (PT), será o mesmo do protesto de domingo (13).

Estão marcados atos no seguintes estado Acre,  Alagoas,  Amazonas,  Amapá,  Bahia,  Ceará,  Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Segipe, Tocantins