ASSINE
search button

Cardozo: Se houver indício de crime, PF vai investigar pagamentos de FHC a ex-amante

Compartilhar

Nesta sexta-feira (19), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que as denúncias feitas pela jornalista Mirian Dutra sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso serão analisadas por uma área técnica da Polícia Federal. 

Mirian, que teve um relacionamento extraconjugal com FHC nos anos 1980 e 1990, afirmou que uma empresa teria sido usada pelo ex-presidente para enviar dinheiro ao exterior, destinado a ela. De acordo com a Folha de S. Paulo, esta empresa seria a  Brasif S.A. Exportação e Importação. 

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Mirian afirmou que a transferência ocorreu por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho, com validade entre dezembro de 2002 e dezembro de 2006.

>> FHC usou empresa para me mandar dinheiro no exterior, diz ex-namorada

>> Ex-namorada revela detalhes sobre filho e relação com FHC

O ministro da Justiça afirmou que o caso deve ser analisado, como seria com qualquer outro cidadão, com o objetivo de se determinar eventual delito. Segundo ele, se comprovado indício de crime, a Policia Federal investigará.

"Sou acusado de não controlar a PF e de instrumentalizá-la contra os adversários. Não importa para mim se são pessoas aliadas à base governista, de partidos que mantém boa relação com o governo, ou se são oposicionistas. Nós fazemos os mesmos procedimentos, sem a busca de factoides, sem a busca de exposição de imagem", afirmou, acrescentando: "Obviamente, em havendo indícios de delitos puníveis de competência federal, seguramente a Polícia Federal fará investigação por meio de inquérito policial. Não vale apenas para Fernando Henrique Cardoso, mas para todos os brasileiros. Aquilo que for de competência da Polícia Federal, se houver indícios de prática criminosa, tudo será absolutamente investigado. Não é situação diferenciada, atípica, daquelas que ocorrem", afirmou Cardozo, durante evento no Rio de Janeiro relacionado a Olimpíada.