ASSINE
search button

Salvador: operação registra 62 ocorrências envolvendo banhistas

Estão instalados 50 postos salva-vidas entre o Jardim Alah e Ipitanga

Compartilhar

Desde o primeiro dia do Carnaval até a manhã deste sábado (6), a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 62 ocorrências envolvendo banhistas. Segundo a Salvamar, foram evitados 42  afogamentos nas praias que compreendem o circuito Dodô (Barra – Ondina) e  20 entre o Jardim de Alah e Ipitanga. No Carnaval inteiro do ano passado, a Salvamar registrou 260 ocorrências e não houve registro de óbito por afogamento. A maioria dos incidentes estão diretamente relacionados com o consumo de álcool, seguido por desconhecimento da região. “Muitos banhistas não respeitam a sinalização”, comentou João Luiz, coordenador do órgão. 

De acordo com o coordenador, durante todos os dias de Carnaval a Salvamar atuará com 50 postos de trabalho, distribuídos entre o Jardim de Alah até a praia de Ipitanga, além do circuito Barra-Ondina, onde foram instalados sete postos para atender aos banhistas e foliões 24 horas por dia com botes, pranchões e todo equipamento necessário. 

O salva-vidas Ventin (33) comenta que os banhistas se excedem no mar e, com a fadiga, não conseguem retornar à praia. “Os banhistas devem evitar sempre os cantos das praias e locais com pedras, além de recorrer aos conselhos do salva-vidas”, completou.