ASSINE
search button

Aviação comercial brasileira vive o período mais seguro da história

Compartilhar

Terceiro maior mercado mundial em número de pessoas transportadas, o transporte aéreo regular de passageiros no Brasil encerrou 2015 sem qualquer acidente (com ou sem fatalidade), divulgou hoje a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Foi o melhor resultado na história da aviação civil nacional e o quarto ano consecutivo sem registro de fatalidades. Se consideradas exclusivamente as grandes companhias aéreas, ou seja, aquelas com expressiva participação de mercado, o período sem qualquer registro sobe para oito anos.

Segundo o consultor da diretoria de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Paulo Roberto Alonso, a segurança de voo é o atributo mais importante do setor aéreo e as estatísticas demonstram que as companhias nacionais melhoram o seu desempenho consistentemente ao longo do tempo.

Dados do panorama ABEAR 2014 apontam a média acumulada de acidentes aeronáuticos de 1,5 ocorrência para cada milhão de decolagens realizadas no Brasil entre 2008 e 2014. O índice é quase a metade da média mundial, de 2,8 acidentes por milhão de decolagens em 2014 (por serem ocorrências muito raras, para os países, quando analisados isoladamente, o indicador de acidentes por milhão de decolagens utiliza períodos anuais acumulados).