ASSINE
search button

Morre o ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia 

Ministro das Relações Exteriores no governo FHC foi vítima de um ataque cardíaco

Compartilhar

Morreu na manhã desta terça-feira (2) no Rio de Janeiro Luiz Felipe Lampreia, ministro das Relações Exteriores no governo Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2001, vítima de um ataque cardíaco. 

Lampreia havia sido internado no Hospital Samaritano, localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio, há cerca de um mês, onde se tratara de um tumor no pulmão. 

O diplomata, nascido no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1941, ingressou no Instituto Rio Branco em 1962 e, antes de assumir a pasta das Relações Exteriores, chegou a servir em Portugal, no Suriname, e na Suíça, onde representou o Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC). 

O também ex-chanceler Celso Amorim, que ocupou o cargo durante o governo Lula, divulgou uma nota em que lamenta a morte de Lampreia:

"Com tristeza tomei conhecimento do falecimento do Ministro Luiz Felipe Lampreia, a quem sempre tive em alta consideração como profissional e colega. Lampreia e eu mantínhamos relação de respeito e lealdade recíprocos, nas várias posições que ocupamos, independentemente de nossas eventuais diferenças políticas. Recentemente, tive o prazer de ver seu nome em um abaixo assinado, que eu só viria a firmar mais tarde, sobre a questão do pedido de agrément do embaixador israelense. Sucedi Luiz Felipe Lampreia como embaixador em Genebra (inclusive no sistema GATT/OMC), secretário-geral e ministro das relações exteriores (e vice-versa). Posso dar testemunho da elevada reputação de que gozava entre seus pares de outros países".