ASSINE
search button

Dilma defende elevação de idade mínima para aposentadoria

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff destacou nesta quinta-feira (7) durante café com jornalistas no Palácio do Planalto que a reforma da Previdência Social é uma das grandes linhas de ações do governo para 2016. De acordo com ela, está em estudo a fixação de uma idade mínima para aposentadoria, e outra opção seria a adoção da regra móvel 85/95, bem como um período de transição. 

“Não tem coelho na cartola, a questão da estabilidade macroeconômica envolve duas grandes ações, primeiro o reequilíbrio fiscal, depois aprovar a CPMF, a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) e a reforma da Previdência”, disse. 

A presidente destacou que é preciso “modificar a idade de aposentadoria”, já que a população está envelhecendo muito. A idade média da aposentadoria é de 55 anos para homens. “Senão muita gente estará trabalhando para sustentar mais gente sem trabalhar.”

Não seriam afetados, contudo, “direitos adquiridos”. Deva haver um tempo de transição, com debates no Fórum de Previdência Social.

>> Relação com Temer é 'ótima', declara Dilma Rousseff

>> Divisão do PMDB coloca em dúvida mandato de Cunha na Câmara

>> Dilma afirma que equilíbrio fiscal é essencial para reduzir inflação

>> Aprovar a CPMF é questão de saúde pública, diz Dilma