ASSINE
search button

Ato nacional protesta contra golpe e pede mais democracia nesta quarta

Artistas e intelectuais convocam população pelas redes sociais; confira agenda

Compartilhar

Diversos movimentos se articulam para um grande ato nacional nesta quarta-feira (16), contra o golpe que se desenha e também por mais democracia e direitos. No Rio de Janeiro, os coletivos de Juventude se reúnem na Alerj e os coletivos de mulheres no Largo da Carioca, às 16h, de onde sairão organizados para Ato na Cinelândia. Em São Paulo, o Dia Nacional de Mobilização contra o Impeachment e o ajuste fiscal terá início às 17h, no vão livre do Masp.

O cantor Otto foi um dos que divulgaram vídeos de convocação para o ato na Cinelândia pelas redes sociais. "Vamos manifestarmos contra o processo de impeachment da presidenta Dilma, vamos nos manifestar a favor da democracia, vamos preservar o nosso voto. A democracia, esse instrumento não pode ser maculado, não pode ser corrompido", alerta o artista. "Vamos juntos, não vai ter golpe", completou.

O ator Chico Díaz também convocou a população para o ato nas redes sociais, por meio de vídeo. "Chame todos os seus amigos, chame todos os seus parentes, vamos para a Cinelândia a partir das quatro horas da tarde dizer não ao golpe."

A Atriz Bete Mendes, que assinou manifesto em defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff, informou que não está em sua cidade, no Rio, mas que vai fazer questão de ir às ruas neste dia 16 em João Pessoa. "Vamos defender a democracia e vamos ser contrários àqueles que, ironicamente, 47 anos depois do golpe que os militares impuseram ao Brasil no Ato Institucional n° 5, tiveram a ousadia de sair à rua querendo fazer outro golpe", disse em vídeo. 

"A pergunta que nós devemos fazer é a seguinte, a quem interessa um impedimento do governo Dilma Rousseff, evidentemente um impedimento da presidente? As forças conservadoras deste país que não toleraram, não engoliram a derrota nas últimas eleições", disse Osmar Prado, escritor e ator, em vídeo.

"As forças progressistas devem se unir no sentido de mostrar a essas forças conservadoras que o Brasil precisa no momento de governabilidade, precisa garantir a governabilidade do governo Dilma, legitimamente eleito, democraticamente eleito, para que o país caminhe, para que consigamos controlar a crise e tenhamos sim, aí, um panorama político, dentro da normalidade, para as disputas políticas. Mas no momento é preciso pensar no Brasil como um todo", completou Prado.

Patricia Tolmasquim, professora e pedagoga, por sua vez, chamou a atenção para as mentiras que circulam, de que o Brasil teria piorado muito nos últimos anos. Ela reforça que basta consultar os dados do IBGE para verificar os avanços, e destaca que o Brasil melhorou na questão, por exemplo, do direito das mulheres e da entrada de jovens nas universidades. "Não vai ter golpe", garantiu no vídeo de convocação para o ato.

Os vídeos foram publicados na página "Não quero o Golpe", no Facebook, que convoca as pessoas a gravarem vídeos para o ato. "Quem barra o golpe é o povo. Quem barra o golpe é você", diz trecho da descrição da fanpage.

Representantes de entidades como CUT, CTB, Intersindical, MST, UNE, CONEN e MTST formam um bloco para os atos. De acordo com a CUT, é a maior unidade das forças progressistas, de esquerda, desde 1992.

Confira a agenda nacional:

Amazonas

Em Manaus, concentração às 15h na Rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas (na Praça São Sebastião)

Amapá

Ato na Praça das Bandeiras, às 17h, Macapá

Bahia

Em Salvador, a concentração a partir das 14h, na Praça do Campo Grande, e saída às 15h

Brasília

Concentração às 16h no Estacionamento do Estádio Mané Garrincha

Ceará

Em Fortaleza, a concentração será às 14h - na Praça da Bandeira e caminhada até a Praça do Ferreira , onde termina o ato.

Goiás

Em Goiânia, o ato começa às 15h, em frente à Assembleia Legislativa

Maranhão

Ato com CTB, NCST e UGT + Movimentos Sociais – 15h, na Praça João Lisboa, com caminhada pelo centro comercial, em São Luis

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, às 14h, reunião na Escola de Direito (Contra o Golpe) com políticos, intelectuais e com a presença do governador. Por volta das 16h - concentração na Praça Sete. Logo em seguida sai em caminhada até a Praça da Estação

Mato Grosso do Sul

Praça Ari Coelho, às 16h, com movimentos sociais.

Paraíba

O ato começa às 16h, na Praça da Independência, em João Pessoa.

Pernambuco

Em Recife, a concentração é às 15h, na Praça Oswaldo Cruz, e passeata até o Monumento Tortura Nunca Mais

Paraná

O ato será em Curitiba e a concentração começa às 17h, na Praça Santos Andrade.

Rio de Janeiro

Às 16h, concentrações de grupos na Alerj e no Largo da Carioca, para ato Cinelândia com artistas e movimentos sociais

Rio Grande do Norte

Natal

Ato na UFRN contra o golpe às 11h, em frente ao restaurante da APURN, no Centro de Convivência da UFRN - Comitê UFRN

Grande ato do Dia Nacional de Mobilização da Frente Brasil Popular, com concentração a partir das 15h, no Midway Mall

Mossoró

Grande ato do Dia Nacional de Mobilização da Frente Brasil Popular, a partir das 15h, na Presidente Dutra, ao lado da Igreja de São Manoel

Rio Grande Sul

Grande ato às 17h na Esquina Democrática

Roraima

Em Boa Vista, o ato público “Em defesa da democracia, não vai ter golpe”, na Praça do Centro Cívico, das 15h às 19h. O Ato será realizado em parceria com os Movimentos Sociais e Populares e os Sindicatos, com a Federação dos Agricultores Rurais e com os partidos: PT, PCdoB e PDT

Santa Catarina

O Ato será fortalecido em Florianópolis - às 16 h – em frente a ALESC

São Paulo

A concentração será às 17h no Vão Livre do Masp. A caminhada vai até a praça da República, onde fica o prédio da secretaria de educação do governo estadual