ASSINE
search button

'Governo não tem interesse em interferir no PMDB', afirma Dilma

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (11), durante cerimônia da 21ª edição do Prêmio de Direitos Humanos, em Brasília, que o Planalto não tem nenhum interesse em interferir em decisões e questões internas do PMDB, maior partido da base aliada e do vice-presidente Michel Temer.

O recado da presidente é uma resposta aos rumores de que o governo estaria tentando reverter a destituição do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) da liderança do partido na Câmara. Picciani é aliado de Dilma e vinha articulando para que a Comissão Especial que analisará o pedido de impeachment da chefe do Executivo fosse composta apenas por peemedebistas que são contra o impedimento.

Dilma disse, ainda, que a "base" do pedido de impeachment aceito pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é o PSDB. A declaração vai ao encontro das últimas movimentações do Planalto, de não promover ataques ao PMDB e muito menos a Temer. O vice-presidente, que é presidente nacional do PMDB, deu sinais de que não quer que o governo tente ditar os rumos de seu partido.

"Não é nenhuma novidade. Não é possível que os jornalistas aqui presentes tenham ficado surpreendidos. Aliás, a base do pedido e das propostas do presidente da Câmara é o PSDB, sempre foi. Ou alguém aqui desconhece esse fato? Porque se não fica uma coisa meio hipócrita da nossa parte. Nós fingimos que não sabemos disso", disse a presidente, ao ser indagada sobre o encontro de tucanos, com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, nesta quinta-feira (10).