ASSINE
search button

Cunha: Denúncia de pagamento de propina pelo BTG é "mentirosa e fruto de armação"

Compartilhar

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (30) para negar as denúncias de que teria se beneficiado com a aprovação de uma emenda em 2013 que favorecia o BTG Pactual. De acordo com o jornal "Folha de S.Paulo", o deputado teria recebido R$ 45 milhões do banco.

"A minha emenda era o contrário do que está sendo divulgado, era contra o aproveitamento de créditos de bancos em liquidação. (A denúncia) é mentirosa e fruto de armação", afirmou o peemedebista.

Questionado se teve encontros com André Esteves, que renunciou neste domingo à presidência do BTG Pactual, Cunha não soube precisar datas e disse que encontra presidentes de bancos com frequência.

"Não tenho condições de dizer, já encontrei André Esteves, como Trabucco (do Bradesco), já encontrei vários presidentes de bancos em diversos momentos. Não tenho condições de dizer quando encontrei".

Segundo a “Folha”, o documento apreendido pela Procuradoria-Geral da República foi encontrado por agentes da Polícia Federal na casa de Diogo Ferreira, chefe de gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Ferreira foi preso com Esteves e Delcídio na quarta-feira (25) em decorrência do desdobramento da Operação Lava Jato.

De acordo com os investigadores, o documento faz parte de um conjunto de papéis que possivelmente constituía um roteiro de ação de Delcídio junto a ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo (STF) para tentar soltar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que também está preso pela Lava Jato.

No verso, há um escrito com referência ao BTG. A PGR, contudo, não diz se é uma anotação manuscrita.

"Em troca de uma emenda à medida provisória nº 608, o BTG Pactual, proprietário da massa falida do banco Bamerindus, o qual estava interessado em utilizar os créditos fiscais de tal massa, pagou ao deputado federal Eduardo Cunha a quantia de 45 milhões de reais", diz o documento.

Documento apreendido indica que BTG pagou R$ 45 milhões a Cunha, diz jornal