ASSINE
search button

Datafolha: corrupção é o maior problema do país

Compartilhar

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado pelo jornal 'Folha de S.Paulo' apontou a corrupção como o maior problema do país. Segundo o levantamento, realizado nos dias 25 e 26 deste mês, 34% dos 3.541 entrevistados elegeram a corrupção como maior problema. Em segundo lugar, ficou a saúde (16%), seguida pelo desemprego (10%) e educação e violência (empatados com 8%). A economia foi citada por apenas 6%.

Corrida eleitoral

Numa simulação de cenário eleitoral para 2018, o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, lidera a pesquisa de intenção de voto feito pelo Datafolha com 31%. Lula aparece em segundo lugar, com 22%, empatado tecnicamente com a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 21%. Luciana Genro (PSOL) aparece com 3%, Eduardo Jorge (PV) 2% e Eduardo Paes 2%. Não sabem ou não responderam 19% dos entrevistados. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Num cenário com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin como candidato do PSDB, Marina lidera, com 28%. Lula tem 22% e Alckmin 18%. Em todas as sondagens em que aparece, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) tem 2%.

Avaliação do governo Dilma

A presidente Dilma Rousseff teve uma melhora da sua avaliação de governo. O índice de reprovação caiu de 71% em agosto para 67% agora. Para 22%, a gestão é regular — antes eram 20%. Para 10%, ela é ótima ou boa — antes eram 8%.