ASSINE
search button

'The Guardian': Tragédia de Mariana poderia ter sido evitada?

Com o "mar de lama" seguindo  seu caminho de destruição, alegações vieram à tona 

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (26), no The Guardian, por Dom Phillips, conta que o recente colapso de uma barragem de mineração no estado brasileiro de Minas Gerais é um dos maiores desastres ambientais da história do país. Imagens terríveis de comunidades sendo engolidas pela lama e um rio inundado por resíduos de mineração chocaram uma população que se encontra em estado de calamidade. Mais de 60 metros cúbicos de água e sedimentos provenientes da extração de minério de ferro deslizaram de uma montanha ha mais de duas semanas, em uma das minas operadas pela Samarco, gigante da mineração.

A reportagem fala que a maior preocupação é de que mais duas barragens ainda correm risco de entrar em colapso, uma das quais se rompeu durante o acidente, sugerindo que a tragédia ainda pode piorar. O que causou a explosão da represa ainda não está claro, mas ha indícios de que a catástrofe poderia ter sido evitada, e pode ser resultado da falta de regulamentação da segurança nas indústrias. Carlos Pinto, líder de uma equipe de promotores ambientais do estado de Minas Gerais, que está investigando a tragédia, disse: "Negligência significa a ausência do cuidado necessário na operação, ou monitoramento da barragem". Um relatório ambiental produzido pelo Instituto Ambiental antes da decisão do Estado de permitir, em 2013 que a Samarco aumentasse a altura de suas barragens, levantou a questão sobre a recomendação de monitoramento mais rígido, um plano de contingência e uma "análise de ruptura da barragem".

O jornal inglês diz que a Samarco alega que as três barragens do complexo, incluindo a que explodiu, estavam com suas licenças em dia. Segundo a empresa, as recomendações do instituto estavam sendo seguidas com firmeza. A mineradora petrolífera BHP Billiton concordou em se submeter a um inquérito externo com a Vale e está revendo todas as suas barragens de rejeitos. A Vale comunicou que havia armazenamento de resíduos em uma represa próxima à barragem de Fundão, após verificar todas as suas barragens de rejeitos.