ASSINE
search button

Delcídio planejou país de saída e modelo de avião para fuga de Nestor Cerveró

Compartilhar

Documentos obtidos pelo Jornal do Brasil com trechos da transcrição da conversa entre o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso na manhã desta quarta-feira (25), Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor Nestor Cerveró, o advogado Edson Ribeiro e o chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, revelam que o parlamentar sugeriu que a fuga de Cerveró se desse pelo Paraguai.

"A saída pra ele melhor é a saída pelo Paraguai".

O filho de Cerveró discorda, afirmando que o país está no Mercosul. 

"O pessoal tem convenções rápidas no Mercosul, a informação é muito rápida", acrescenta Edson Ribeiro. "Venezuela não tá no Mercosul, então a informação é mais demorada, um pouco mais demorada, então quanto mais você dificultar, melhor".

Delcídio interroga, então, sobre a solução que será dada ao fato de Cerveró estar utilizando a tornozeleira eletrônica. "Mas ele tando com tornozeleira como é que ele deslocaria?".

Bernardo: "Não, aí tem que tirar a tornozeleira, vai apitar e já tira na hora que tiver, ou a gente conseguir alguém..."

Edson: "Isso a gente vai ter que examinar."

Em outro trecho, a conversa gira em torno do julgamento e da fuga de Cerveró:

Delcídio: "Que tribunal que julga?"

Edson: "TRF 4, Porto Alegre, esse é meu medo, entendeu?"

Edson afirma, então, que terá que entrar com outro habeas-corpus. O advogado diz para Bernardo que vai analisar muito bem a questão. "A gente vê horário, tudo certinho, o que dá pra fazer, até uma avião particular (...) Não sei o custo disso, vou apurar, tenho amigos que tem empresa de táxi aéreo, vou ver com eles o custo disso. A gente bota no avião e vai embora".

Diogo: "Mas estes de pequeno porte eles cruzam?"

Delcídio: "Não, dependo do avião."

Edson: "Citation"

Delcídio: "Não, não, Citation tem que parar no meio..., tem que pegar um Falcon 50, alguma coisa assim..."

Diogo: "Mas para na Venezuela"

Delcídio: "Aí vai direto, vai embora... Senhores, eu vou voltar para o meu inferno.".

Em outro trecho da conversa, o senador sugere que tem boa circulação no Supremo e que conversou com os ministros Teori Zavascki e Dias Toffoli e que conversará com Gilmar Mendes: "Agora, agora, Edson e Bernardo, eu acho que nós temos que centrar fogo no STF agora, eu conversei com o Teori, conversei com o Toffoli, pedi pro Toffoli conversar com o Gilmar também, porque o Michel tá muito preocupado com o Zelada, e eu vou conversar com o Gilmar também (...) O Gilmar, ele oscila muito, uma hora ele tá bem, outra hora ele tá ruim e eu sou um dos poucos caras...", afirmou Delcídio.

Prisão de José Carlos Bumlai

Em outro momento da conversa, Delcídio pergunta a Bernardo, filho de Nestor, sobre a possibilidade de vir "outra operação". Bernardo responde que "corre risco". Segue o trecho do diálogo entre Delcídio, Bernardo e o advogado Edson Ribeiro, que cita o pecuarista José Carlos Bumlai, preso nesta terça-feira (24):

Edson: "Eu acho que dessa vez vem uns 50 ai preso... eu acho que é possível que venha pessoal de nível de gerência, operadores, doleiros deve ser isso

Delcídio: "agora nessa operação?"

Edson: "É."

Delcídio: "José Carlos Bumlai?"

Edson: "Bumlai.....eu acho. Bumlai."

Bernardo: "é porque o Fernando fala do Bumlai."

Edson: "O Moreira essa turma toda vai."