ASSINE
search button

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos em MG

Compartilhar

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informa que está empregando cerca de 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de minérios provenientes do rompimento da barragem da empresa Samarco, no último dia 5, na cidade de Mariana/MG.

Desde o último dia 9, a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Operações instalado na Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), sob a coordenação do 1º Distrito Naval, está apoiando os demais órgãos federais e estaduais que atuam no incidente. A Marinha atua com equipes de campo e de apoio localizadas nas cidades de Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ), além do emprego da Fragata Rademaker (F-49), do Rebocador de Alto-Mar "Tridente" (R-22) e do Navio Hidroceanográfico "Vital de Oliveira" (H-39).

Nos dias 21 e 22, uma aeronave da Marinha sobrevoou o rio Doce, da foz até a cidade de Colatina (ES), e não visualizou embarcações no rio. A Fragata "Rademaker", que se encontra a cerca de 18 quilômetros da costa de Regência, efetuou coletas da água para a realização de testes. Na madrugada do dia 23, o Rebocador de Alto-Mar "Tridente" chegou a Regência para juntar-se à operação.  

Nesta terça-feira, dia 24, o Navio Hidroceanográfico "Vital de Oliveira" chegará a Vitória (ES) e receberá o reforço de técnicos do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da MB, e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além dos pesquisadores já embarcados. As equipes auxiliarão nos levantamentos e estudos para verificar os impactos oceanográficos na fauna e flora da foz do rio Doce e áreas marítimas adjacentes. O navio se deslocará para Regência na quinta-feira, dia 26, para realizar pesquisas científicas para caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas.

Na quarta-feira, dia 25, será realizado na CPES um Workshop de Avaliação de Impactos Ambientais, Sociais e Econômicos do Incidente com as Barragens, com a participação de representantes da MB, da SAMARCO, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA) e da UFES.