ASSINE
search button

Governo de Minas cria força-tarefa para recuperar municípios atingidos

Grupo vai centralizar levantamento de danos e propor medidas restauradoras

Compartilhar

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, publicou na edição deste sábado (21) do diário oficial de Minas Gerais o Decreto nº 46.892, que institui a força-tarefa para avaliação dos efeitos e desdobramentos do rompimento da barragem da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana.

Os trabalhos reunirão representantes de órgãos do Estado e dos municípios afetados. O grupo será coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru). 

No âmbito do Estado, compõem ainda o grupo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Advocacia Geral do Estado, Copasa, Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) e Cemig.

Também farão parte da força-tarefa os prefeitos de Mariana, Governador Valadares, Ipatinga, Rio Doce, Belo Oriente e Tumiritinga. Outros prefeitos de municípios atingidos poderão ser convidados, se necessário. 

>> Sebastião Salgado diz que acredita na sobrevivência do Rio Doce

Caberá ao grupo fazer levantamento de dados, emitir relatórios, apresentar conclusões e propor medidas corretivas e restauradoras acerca dos danos humanos, ambientais e materiais decorrentes do desastre em Mariana. De acordo com o decreto, a força-tarefa tem 60 dias para apresentar o relatório final ao governador Fernando Pimentel.

“A proposta do governador é centralizar as demandas e evitar a fragmentação de iniciativas e ações que poderiam enfraquecer o efeito das medidas”, afirma o secretário Tadeu Martins Leite, da Sedru.

Tadeu Martins Leite explica que a comissão vai trabalhar em conjunto com os 35 municípios da bacia na avaliação dos danos, no levantamento das perdas econômicas, sociais e ambientais e agir de maneira coordenada na proposição de ações para a recuperação do Rio Doce. A primeira reunião ocorrerá na próxima semana.