ASSINE
search button

Exército chega ao Espírito Santo para auxiliar na distribuição de água

Compartilhar

Mais de cem oficiais do Exército chegaram neste domingo (15) a Colatina, no Espírito Santo, para auxiliar a distribuição de água a população. O abastecimento da região está prejudicado em decorrência do rompimento das barragens da mineradora Samarco, em Minas Gerais. O desastre levou rejeitos ao Rio Doce e a expectativa é que, nesta segunda-feira (16), poços profundos seja perfurados à procura de novas fontes de água potável.

Além de Colatina, deverão ser afetados os municípios de Baixo Gandu e Linhares. Para contornar o problema, dez caminhões pipa estão à disposição para viagens diárias de abastecimento de escolas, hospitais e asilos. A ideia é buscar água potável em Linhares e, como alternativa caso seu abastecimento também fique comprometido, na lagoa Batista, em Marilândia.

Dez caixas d'água também serão distribuídas em pontos estratégicos da região. O trabalho será coordenado pelo Exército, que respeitará as cotas de recebimento de água determinadas pela prefeitura para cada família. Essa cota ainda não foi estipulada, mas visa uma distribuição justa dos recursos. Embora os oficiais já estejam em Colatina, o abastecimento da localidade ainda está normalizado. Por enquanto, os trabalhos são de reconhecimento da área através do estudo de mapas.