ASSINE
search button

Barragens se rompem e destroem distrito em Minas Gerais

Ao menos uma pessoa morreu e dezenas estão desaparecidas

Compartilhar

O rompimento de duas barragens de contenção de minérios da empresa Samarco na unidade de Germano, que fica nos municípios de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais, destruiu o distrito de Bento Rodrigues e deixou, ao menos, um morto e dezenas de desaparecidos.    

O acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (05) e gerou uma forte "onda" de lama e água que devastou o distrito e destruiu tudo que veio pela frente. Ao menos 50 famílias estão abrigadas em um ginásio de esportes, mas as informações sobre desaparecidos estão bastante desencontradas. As equipes de busca e resgate já voltaram a trabalhar na área assim que amanheceu no estado.    

Testemunhas relataram aos jornais da região que sentiram um forte estrondo na hora, após um abalo sísmico. Segundo dados divulgados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), foi registrado na região de Ouro Preto um tremor de 2,55 na escala Richter, considerado baixo, às 16h13. Os relatos apontam que o rompimento das duas barragens ocorreu por volta deste horário.    

O diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, afirmou que assim que a mineradora detectou o problema avisou as autoridades competentes para tentar diminuir os efeitos do incidente. Em vídeo divulgado no Facebook da empresa, Vescovi informou que "não é possível informar as causas e a completa extensão do ocorrido, bem como o número de vítimas". "Nosso foco, neste momento crítico, é preservação da integridade das pessoas e do meio ambiente. Por questão de segurança, a Samarco reitera que não haja deslocamento de pessoas no local do ocorrido", destacou o diretor, que ressaltou ainda que todos da empresa lamentam e "estão consternados" com a "tragédia".