ASSINE
search button

Procurador abre congresso do MP convidando a engajamento contra corrupção

Compartilhar

O procurador Deltan Dellagnol (Operação Lava Jato) abriu, nesta sexta-feira (09/10), o XXI Congresso Nacional do Ministério Público e a 5ª Conferência Regional da IAP para a América Latina. “É hoje que vamos decidir o país que queremos para nós”, disse Deltan, durante palestra sobre a campanha “10 medidas contra a corrupção”.

“Não podemos perder a esperança , nem a capacidade de acreditar no sistema. Não deixe de acreditar. Eu não compro a tese cética. O impossível é algo que está lá a espera de ser superado”, afirmou Deltan, convidando a todos para se engajar na campanha. Ele esclareceu que é necessária a coleta de 1,5 milhão de assinaturas de apoio para encaminhar projeto ao Congresso.

Inicialmente, Deltan mostrou um panorama do trabalho da Operação Lava Jato, na qual estão em andamento mais de 700 procedimentos investigativos e 55 pedidos de cooperação jurídica internacional. Segundo ele, o montante identificado chega à soma de R$ 6,2 bilhões desviados pela corrupção.

Apesar dos esforços da investigação, o procurador lembrou sobre a necessidade de mudanças legislativas e culturais. Um dos exemplos citados é a pena irrisória para o crime de corrupção, que dificilmente passa de quatro anos de cadeia e que resulta no cumprimento da pena em regime semi-aberto. Ele citou também a falta de um bom instrumento para reaver os recursos desviados, o que pode durar até 15 anos, tempo em que o processo estaria prescrito.

O evento, realizado no Hotel Royal Tulip, em São Conrado, encerra-se nesta sexta. O ministro Luiz Fux, do STF, falará às 14h sobre "Tutela de evidência no novo Código de Processo Civil".