ASSINE
search button

Presidente da Comissão de Orçamento diz que análise de contas do governo será rápida

Senadora Rose de Freitas garantiu que buscará um relator capaz de realizar um trabalho técnico

Compartilhar

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (8) para explicar como será a análise das contas do governo federal de 2014 pelo colegiado. Ela garantiu que buscará um relator capaz de realizar um trabalho técnico e disse acreditar que a votação final seja feita ainda neste ano.

— Vamos seguir rigorosamente os prazos conforme o regimento. Se isso for feito, podemos votar neste ano. Pela importância deste processo numa crise política e econômica, acho que o relator não descumprirá o cronograma — afirmou.

Na última quarta-feira (7), o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao Congresso a rejeição das contas do governo de 2014, devido a irregularidades fiscais. O parecer do tribunal será enviado à CMO assim que chegar ao Congresso, disse o presidente Renan Calheiros.

Rose disse que ainda não tem um nome para a relatoria da matéria, nem se será um deputado ou um senador, mas assegurou que escolherá um membro da comissão com perfil técnico e conciliador. Para ela, isso é importante para garantir que a decisão final da CMO seja o mais objetiva possível.

>> Por unanimidade, TCU recomenda ao Congresso rejeição das contas de Dilma

>> Senadores da base creditam nova derrota do governo à reforma ministerial

>> Renan diz que parecer do TCU seguirá "regras e prazos" no Congresso

"Será uma pessoa que tenha conhecimento suficiente de questões administrativas e econômicas e que tenha capacidade de dialogar com todas as partes da comissão. Nesta comissão, não podemos errar e interpretar que o julgamento das contas de um presidente da República possa ser eminentemente político".

A presidente da CMO disse que é natural haver especulações e pressões políticas, especialmente em torno de um tema como esse, mas minimizou as possíveis pressões tanto do governo quanto da oposição sobre o trabalho da CMO.

Prazos

Rose de Freitas prometeu designar o relator da matéria logo que ela chegar à comissão. O escolhido terá até 40 dias para apresentar um parecer preliminar. A partir daí, serão 15 dias para a apresentação de emendas pelos membros da comissão e mais 15 para a apresentação do relatório final. A CMO terá 7 dias para votar o relatório e, uma vez concluída a apreciação, outros 5 para remetê-lo ao Plenário do Congresso.

A tramitação das contas pode levar, dessa forma, cerca de três meses. No entanto, a senadora disse que os prazos não precisam chegar a sua duração máxima, caso as etapas sejam vencidas antes do esgotamento. Ela garantiu, ainda, que não concederá prorrogações e nem pedidos de vista que poderiam alongar o processo, e prometeu remeter o relatório da comissão ao Plenário tão logo ele seja aprovado.

A votação final das contas do governo será feita em sessão conjunta do Congresso Nacional, a ser convocada pelo presidente Renan Calheiros. Rose lembrou que esse procedimento está previsto na Constituição e já está reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

— A votação é no Congresso e em sessão conjunta. A qualquer expediente contrário cabe uma reação, minha ou de qualquer outra pessoa — advertiu.

Informações da Agência Senado