ASSINE
search button

PF deflagra 3ª fase da Operação Zelotes

Compartilhar

A Polícia Federal deflagrou a terceira etapa da Operação Zelotes na manhã desta quinta-feira (8/10). Agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Brasília e dois no Rio de Janeiro.

Os alvos são escritórios de advocacia e endereços residenciais. A ação está relacionada a um único conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O nome dele surgiu no decorrer das investigações.

A primeira etapa da operação foi deflagrada em março e desarticulou um esquema de pagamento de propina a integrantes do Carf, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda e responsável por julgar recursos de multas aplicadas pela Receita Federal.

Conselheiros votavam a favor da redução e, em alguns casos, do perdão das multas das empresas que os subornavam.

Em nota, a Polícia Federal informou que “durante os quase 7 meses de investigação em andamento na Superintendência da Polícia Federal no DF, visando apurar a prática dos crimes de advocacia administrativa fazendária, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro, ocorrida em decorrência de negociações escusas realizadas em processo administrativos de interesse Carf, ficou comprovado que Conselheiros e funcionários do desse órgão defendiam interesses privados, em detrimento da União”.

As fraudes apuradas pela PF junto ao Carf somam prejuízos de, pelo menos, R$ 5,7 bilhões aos cofres públicos. 

Por Denise de Almeida