ASSINE
search button

Líder do governo está confiante na manutenção dos vetos presidenciais

Compartilhar

Após reunião entre a base aliada e o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse na segunda-feira  (5) que está confiante na manutenção dos vetos presidenciais que serão analisados em sessão do Congresso Nacional marcada para esta terça-feira (6) às 11h30.

Na pauta, há matérias sensíveis para o governo, como o veto presidencial que impediu o reajuste salarial entre 53% e 78,56% para os servidores do Judiciário e o que derrubou a extensão da aplicação da regra do reajuste do salário-mínimo a todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

“Fizemos o levantamento e achamos que há condições políticas para mantermos os vetos amanhã. Todos estão sendo mobilizados para dar quórum no máximo às 12h. Mobilização total, chamar os deputados e deputadas para cumprirmos a nossa missão constitucional que é avaliar os vetos. Estamos pedindo a todos os lideres que mobilizem suas bancadas para votarmos amanhã sem falta”, disse Guimarães, referindo-se à dificuldade de garantir quórum no plenário em uma votação cedo durante uma terça-feira.

De acordo com o petista, a derrubada dos vetos custaria mais de R$ 60 bilhões aos cofres públicos. “O país precisa, não é só o governo, a economia brasileira precisa, não podemos amanhã criar uma despesa de R$ 64,5 bilhões. Precisamos manter os vetos para a saúde financeira do país, para a saúde da economia brasileira”.

Guimarães minimizou divergências internas na base aliada sobre os vetos – como a posição dealguns parlamentares do PDT que já se manifestaram pela derrubada do veto ao reajuste do Judiciário – e reiterou que o governo está mobilizado para a votação. “Estou confiante de que todos vão colaborar”.

Perguntado sobre a influência da aproximação do julgamento das contas do governo de 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na sessão conjunta, Guimarães disse que os governistas estão tranquilos, que o tema não foi o assunto principal da reunião de hoje e que os parlamentares vão se posicionar quando o processo chegar ao Congresso. A análise do TCU deve ocorrer na próxima quarta-feira (7).

“Na hora certa vamos analisar. É o Congresso que analisa. Evidentemente que estamos preocupados com tudo. Tribunal de Contas da União não é para estar decidindo nada, [ele] orienta. Quem decide, aliás, como sempre foi nos governos anteriores, é o Congresso Nacional. Estamos absolutamente tranquilos. A nossa tarefa nas próximas 24 horas é manter os vetos, tudo o mais é secundário”.