ASSINE
search button

AGU pede ao STF suspensão do julgamento das contas de Dilma

Compartilhar

A Advocacia Geral da União (AGU) recorreu ao Supremo Tribunal Federal, na noite desta terça-feira, pedindo a suspensão do julgamento das contas do governo Dilma no Tribunal de Contas da União (TCU). 

A AGU alega que, como o TCU não atendeu até agora ao pedido de suspeição do relator, Augusto Nardes, pede que o julgamento no Tribunal seja suspenso até que haja decisão sobre o caso.

A maioria dos ministros do TCU decidiu, na tarde desta terça-feira (6), que o tribunal vai analisar antes da votação das contas da presidente Dilma Rousseff de 2014, marcada para esta quarta-feira, se o relator do processo, ministro Augusto Nardes, poderá continuar em sua função.

Na segunda-feira, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, entrou com um questionamento no órgão para que o relator seja retirado do processo, alegando que ele adiantou seu posicionamento contrário à aprovação das contas, o que não seria permitido. Nardes nega que tenha adiantado seu posicionamento.

O relator não vai participar desta etapa da votação em que será analisado o questionamento do governo. Caso a maioria dos ministros considere que ele não infringiu o regulamento e pode permanecer na relatoria, Nardes vai dar início à votação das contas do governo na mesma sessão.

O processo de votação se encerra se nenhum dos ministros pedir vista. Para ser referendado, o parecer de Nardes precisa de maioria dos oito ministros votantes. O presidente só vota em caso de empate.