ASSINE
search button

Evento lembra aproximação entre católicos e judeus

Compartilhar

Em uma cerimônia para 250 pessoas na capital paulista, a Arquidiocese de São Paulo e a Confederação Israelita do Brasil (Conib) celebraram os 50 anos da declaração "Nostra Aetate", promulgada pelo papa Paulo VI em 1965 para aproximar judeus e católicos.    

O evento ocorreu no Teatro Tuca, da PUC-SP, e contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Comissão para as Relações Religiosas com os Judeus, cardeal Kurt Koch.    

Também participaram o cardeal arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, o rabino Michel Schlesinger, o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e outras autoridades políticas e religiosas.    

"A Nostra Aetate marcou uma importante mudança de orientação na relação entre judeus e católicos. Ela não perdeu a atualidade, continua servindo como bússola na reconciliação", afirmou Koch.    

Já Odilo Scherer lembrou o papel fundamental de João XXIII, que convocou o Concílio Vaticano II, durante o qual foi promulgada a "Nostra Aetate".