ASSINE
search button

Dilma e ministros foram à Paraíba para dialogar e debater políticas públicas

Compartilhar

Nesta sexta-feira (4), a presidente Dilma Rousseff foi a João Pessoa, na Paraíba, participar da quinta edição do Dialoga Brasil. O evento, além de promover a discussão sobre a implementação de políticas públicas entre representantes do poder público e movimentos sociais tem como objetivo divulgar o Dialoga Brasil, a nova plataforma de participação social do governo na internet.

Foi o quinto encontro deste tipo. As outras edições foram realizadas em Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. A ideia do governo é realizar, nos próximos meses, um evento desses em cada uma das 27 capitais do País.

Para estimular o debate, as edições contam também com a participação dos ministros da Saúde, Arthur Chioro; da Educação, Renato Janine; da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Desenvolvimento Social, Tereza Campello e da Cultura, Juca Ferreira, além do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto.

Criado no último mês de julho – e com mais de 1,2 milhão de acessos em pouco mais de um mês – a ideia do novo portal é fortalecer a participação popular no País e dar voz ativa aos cidadãos, já que a população poderá, por meio da plataforma, propor políticas públicas, votar ou apoiar ideias ou mesmo conhecer as principais ações do governo.  O cidadão tem ainda a opção de compartilhar todo o conteúdo por meio das redes sociais.

No final do ano, as propostas mais apoiadas receberão uma resposta oficial do governo e, se viáveis, poderão ser aperfeiçoadas ou transformadas em novas políticas públicas.

Temáticas

Por enquanto, o site do Dialoga Brasil foi estruturado para receber sugestões dentro de cinco áreas consideradas prioritárias pelo governo federal: saúde, educação, segurança pública, redução da pobreza e cultura. Mas a ideia é que, depois de aperfeiçoada, a plataforma esteja preparada para receber sugestões dentro de 14 grandes temas, que incluirão 80 programas do governo.

Como funciona?

Para participar, o cidadão precisa fazer um cadastro no site do Dialoga Brasil ou utilizar os dados de uma conta pessoal como do Facebook ou do Google.

Depois de conectado, por meio de um computador ou dispositivo móvel, qualquer pessoa pode conhecer mais sobre as ações do governo, compartilhar o conteúdo, ou fazer propostas para melhorar a vida das pessoas em todo o País.

Após passarem pela moderação, as sugestões são publicadas no portal e o autor pode divulgá-las pelo Twitter, Facebook, Whatsapp ou pelo Google+.

A ideia é que quanto mais pessoas fiquem sabendo das propostas mais gente possa ir para a plataforma apoiá-las. Até o momento, 21,7 mil usuários se cadastraram na página do Dialoga Brasil para interagir com a plataforma, que já recebeu mais de 14 mil propostas.

Desse total, 8,6 mil já foram publicadas no site e estão disponíveis para votação. O total de votos já é superior a 227 mil.  Além disso, só na última semana, o alcance médio da plataforma chegou a 750 mil pessoas.