ASSINE
search button

Curso vai fortalecer empreendimentos da população de baixa renda

Compartilhar

A artesã Rosa Aparecida Evangelista, 58 anos, e a costureira Dalma Batista Prates, 50, decidiram unir forças e abrir um negócio especializado na produção de saias sociais para mulheres executivas. Elas se conheceram durante o projeto piloto do Curso de Formação Inicial Continuada em Microempreendedorismo Individual (FIC MEI), em Belo Horizonte (MG). Depois de dois meses de aulas, as empreendedoras identificaram um segmento e resolveram investir. 

“Nunca soube o que era um MEI. Estava pensando até em diminuir o meu trabalho. Depois do curso, só penso em aumentar. Foi uma injeção de ânimo”, conta Rosa. 

Com metodologia inovadora, o FIC MEI foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para atender a demanda crescente por formalização entre os beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

O objetivo é auxiliar o empreendedor de baixa renda a entender melhor o mercado, produzir com mais qualidade e elaborar, por exemplo, um plano de negócios – ferramenta importante para orientar e apoiar a gestão de qualquer empreendimento. Para isso, o curso prioriza o desenvolvimento de competências nas áreas de mercado, negócios, cidadania, planejamento e finanças. Além disso, oferece workshops sobre educação financeira pessoal e inovação. 

“É uma metodologia nova que consegue transferir conhecimentos sobre gestão para pessoas com até o 4º ano do ensino fundamental”, afirma o diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller.