ASSINE
search button

Mauro Santayana concorre ao 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Para o presidente da Fenaj, indicação de Santayana é totalmente compreensível e coerente

Compartilhar

O jornalista Mauro Santayana, colaborador do Jornal do Brasil, foi indicado a concorrer ao 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. A decisão do nome dos finalistas saiu nesta terça-feira (1). Além de Santayana, nomes como Mino Carta, Daniel Herz (in memoriam) e Eduardo Galeano (in memoriam) também serão homenageados.

Ao todo, foram 612 trabalhos inscritos, número recorde de inscrições na década. A primeira etapa de julgamento, iniciada dia 15 de agosto, contou com a participação de 24 jurados, representantes de quase todos os estados do país. Já na segunda fase, a comissão julgadora será composta por 11 dirigentes das entidades organizadoras, que avaliará os trabalhos que obtiverem as três maiores notas em cada categoria para, enfim, eleger os ganhadores.

“Agradeço à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; ao Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; à Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; à Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; ao Instituto Vladimir Herzog; ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, à Ordem dos Advogados do Brasil / Secção São Paulo, à Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e à Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, a inclusão de meu nome entre os homenageados do 37º Prêmio Especial Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. É uma honra concorrer com nomes tão importantes do jornalismo brasileiro” Agradeceu Santayana.

>> Mauro Santayana, grande nome do jornalismo brasileiro, faz aniversário

O presidente da Fenaj, Celso Schröder, comentou que vê a indicação de Mauro Santayana como absolutamente pertinente e compreensível tendo em vista toda a longeva trajetória dele no jornalismo e na sua luta em defesa da vida.

“Pra nós da Fenaj, a indicação do Santayana é absolutamente pertinente compreensível e representativa pela simbologia do prêmio, considerado um dos mais importantes do jornalismo no Brasil e no mundo. Os homenageados precisam estar à altura, e o Mauro está entre os melhores. Com simbolismo, e representa o jornalismo através de sua trajetória profissional, e sua luta em defesa da vida. Eu acho que, para ser homenageado, o jornalista precisa se destacar na vida, não só dentro da profissão, mas também como cidadão, e o Mauro é destaque em tudo o que faz. Ele tem uma atuação longeva na área, com sucesso em todos os seus projetos. Nada mais justo do que concorrer a esse prêmio.” Comentou o presidente da Federação Nacional de Jornalismo.

Considerado um dos mais significativos do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a Democracia, a Cidadania e os Direitos Humanos em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.

Já foram homenageados Lourenço Diaféria (in memoriam), David de Moraes, Audálio Dantas, Elifas Andreato, Alberto Dines, Lúcio Flavio Pinto, Perseu Abramo (criador do Prêmio, in memoriam), Marco Antônio Tavares Coelho, Raimundo Pereira, Sandra Passarinho e Rubens Paiva (in memoriam). Neste ano, receberão as homenagens Mino Carta, Mauro Santayana, Daniel Herz (in memoriam) e Eduardo Galeano (in memoriam).

SERVIÇO

37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Reunião da Comissão Julgadora e divulgação dos premiados: 30 de setembro, em sessão aberta de julgamento na Câmara Municipal de São Paulo e transmissão ao vivo pela internet, das 10h às 14h.

Roda de Conversa: 20 de outubro, terça-feira, das 9h às 13h

Local: Tucarena

Solenidade de premiação: 20 de outubro, terça-feira, 20h

Local: TUCA – Teatro da Universidade Católica - Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo