ASSINE
search button

Cunha diz que Dilma está preocupada com projetos que aumentam gastos

Compartilhar

Após encontro com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que ela está preocupada com a tramitação de projetos de lei que podem gerar mais despesas. “A preocupação é o Orçamento, o déficit, e o aumento da despesa pública por projetos que possam ser aprovados e que têm impacto orçamentário. Da minha parte, eu mostrei a ela que o déficit não é o principal problema. O principal problema é não aumentar a dívida bruta do país porque você vai financiar o déficit aumentando a dívida. Se você controlar a dívida, você tem uma sinalização positiva", afirmou Cunha.

O presidente da Câmara ressaltou, no entanto, que Dilma não pediu que o Congresso aprove aumento de impostos. "Pediu apoio para que medidas possam ser tomadas para que a gente possa ter uma solução estrutural para o processo. Ela não me pediu para aumentar impostos nem que a gente encontrasse uma solução. Quem faz a peça orçamentária é o Poder Executivo. O Executivo sabe suas capacidades, limitações, gastos e aquilo que são despesas obrigatórias", acrescentou

Cunha disse ainda que o encontro com a presidente demonstra que a relação "institucional" está mantida. "O que ela quis fazer, politicamente, é discutir um problema que está afetando as contas públicas do país, para, politicamente, ter o canal aberto para diálogo nas circunstâncias que forem necessárias".