ASSINE
search button

Comissão debate regras de atendimento a autistas no SUS

Compartilhar

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência discute na quarta-feira (2), às 15 horas, o conteúdo de uma portaria do Ministério da Saúde que organiza o atendimento às pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo no SUS.

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que propôs o debate, afirma que a portaria (nº 1.635, de 2002) procura garantir a essas pessoas atendimento de “equipe multiprofissional e multidisciplinar, utilizando-se de métodos e técnicas terapêuticas”.

“A falta de acesso às informações e a necessidade de capacitação para o exercício da participação na política de saúde mental e na construção de estratégias de cuidado são fatores essenciais que ainda afastam os usuários e familiares do processo de construção das políticas sociais e de saúde”, acrescentou a parlamentar.

Foram convidados a coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde, Vera Lúcia Ferreira Mendes; a presidente da Federação das Apaes, Aracy Maria Silva Ledo; e a diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS de Santa Catarina, Karin Cristine Geller Leopoldo.