ASSINE
search button

Cunha recorre para levar ao plenário do STF decisão sobre Sérgio Moro

Compartilhar

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido para que o ministro Teori Zavascki reconsidere sua decisão, na qual negou que o juiz Sérgio Moro o tenha investigado ou deixe o plenário avaliar se o magistrado usurpou competências do tribunal. A informação é do jornal "Folha de S.Paulo" deste sábado (29).

Antes de ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema de corrupção da Petrobras, Cunha já havia entrado com pedido para anular eventuais provas produzidas contra ele sob a condução de Sérgio Moro.

No requerimento para que a ação penal na qual o lobista Júlio Camargo citou pagamento de propina e que envolve Fernando Baiano, considerado operador do PMDB nos desvios, Cunha requereu que a ação penal tramitasse no Supremo. O argumento do peemedebista é que Moro feriu competências do STF ao investigar autoridade com foro privilegiado.

Relator da Lava Jato no STF, Zavascki negou o pedido de Cunha, sob o argumento de que a referência a um nome (no caso, o de Cunha) não quer dizer que ele tenha sido investigado. Já os advogados de Cunha insistiram que não faz sentido a tese de que Moro não investigou o presidente da Câmara, uma vez que na denúncia há uma referência ao depoimento de Camargo, de que ele afirmou que Cunha era "sócio oculto" de Fernando Baiano.