ASSINE
search button

Ação contra Dilma pode se tornar inócua, diz Gilmar Mendes

Compartilhar

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes reconheceu que a ação de impugnação do mandato da presidente Dilma Rousseff corre o risco de se tornar inócua e que não há prazo para concluir a análise sobre o pedido apresentado pelo PSDB. Essas declarações do ministro foram publicadas no jornal “Valor econômico”, nesta quinta-feira (27/9).  

Segundo Gilmar, o limite temporal é o mandato e é preciso instaurar a ação, “sob pena de ela não ser efetiva”, disse. Para o ministro, provas de suposto financiamento ilícito da campanha devem ser produzidas “na instrução processual” e que um dos fundamentos “justamente sugere a corrupção na Petrobras”.

Gilmar citou o depoimento do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, do dono da UTC, Ricardo Pessoa: “Então, no meu voto, eu chamei a atenção para isso. Não se justificava indeferir a ação com o argumento de que não juntaram provas. Que provas as pessoas podem juntar?”, questionou. Ele fez uma referência à relatora da ação Maria Thereza de Assis, que pediu o arquivamento do caso.