ASSINE
search button

Casa da Memória atrai pesquisadores da história curitibana e paranaense

Compartilhar

A Casa da Memória de Curitiba está reforçando a divulgação de seu acervo para pesquisadores em geral. O local já atrai interessados inclusive do exterior que buscam informações históricas sobre a capital paranaense. A unidade, administrada pela Diretoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), é um centro de documentação e pesquisa especializado, com enfoque na história de Curitiba, mas que também abriga documentos históricos do estado do Paraná e alguns registros da América do Sul. A Casa conta com um rico conjunto bibliográfico, fotográfico, de obras raras e de recursos multimeios.

O diretor do DPHAC, Hugo Moura Tavares, revela que o acervo é muito procurado por estudantes de ensino médio, de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas de história, arquitetura, ciências sociais, artes plásticas, design, literatura, museologia, jornalismo e propaganda.

A Casa da Memória recebe cerca de 80 pesquisadores por mês. “A riqueza dessa documentação pode atrair ainda mais gente e ser fonte para novas pesquisas”, avalia a coordenadora Marli Stanczyk.

São vastas as áreas de interesse do público pesquisador, e a procura na Casa da Memória não fica restrita aos curitibanos. O acervo é utilizado tanto por paranaenses e brasileiros de outros estados, como também por estrangeiros de vários países, como Portugal, Espanha, Moçambique, China, Itália e Alemanha, revela Marli.

O Centro de Documentação da Casa da Memória oferece livros sobre a cidade de Curitiba e o estado do Paraná, periódicos (jornais e revistas), folhetos, catálogos de exposições e convites de eventos realizados pela FCC e Prefeitura, entre outros.

A Divisão de Multimeios, por sua vez, dispõe de negativos fotográficos (em película e em chapa de vidro), diapositivos (slides, cromos), originais em papel, incluindo cartões-postais, e originais digitais, além de registros audiovisuais de entrevistas (história oral), shows musicais realizados no Teatro do Paiol e palestras relacionadas à área do patrimônio cultural.

Imagens do tempo

“O nosso acervo de recursos multimeios possui mais de 500 mil imagens fotográficas sobre Curitiba e algumas cidades do Paraná”, revela o chefe da Divisão de Multimeios, Roberson Mauricio Caldeira Nunes. São fotos de personalidades, famílias, logradouros, monumentos públicos, bairros, eventos realizados pela Prefeitura e FCC e por particulares. Estão armazenadas lá fotos antigas desde a década de 1870 até a atualidade.  “Inclusive, imagens de edifícios que não existem mais, como o Cine Luz, localizado na praça Zacarias”, acrescenta Nunes.

Já o Setor de Obras Raras possui plantas arquitetônicas e mapas da capital paranaense e do Paraná e da América do Sul dos séculos XVIII e XIX. E ainda o original manuscrito em língua portuguesa arcaica do Livro-Tombo de Curitiba, do final do século XVII. “O Livro-Tombo é uma espécie de registro de nascimento da Vila de Curitiba”, explica Marli.

Esse setor também dispõe de livros originais de dois cemitérios municipais de Curitiba (São Francisco de Paula e Água Verde), com registros de óbitos até 1950, e também documentos relacionados às artes gráficas, como embalagens – “Balas Zequinha”, por exemplo – que marcaram a infância de muitas pessoas. E ainda rótulos de barricas de erva-mate, que retratam esse importante ciclo econômico do Estado do Paraná, além de originais de aquarelas e caricaturas.

Leite Quente

Marli e Roberson também destacam a produção literária de jornalistas, escritores e cartunistas regionais, de forte sotaque curitibano (e também catarinense) que integram a coleção “Leite Quente”, de dez volumes de grande importância para entender um pouco da época – fim de 1980 e início de 1990 – como “Nossa Linguagem”, de Paulo Leminski; “A Cidade Sem Mar”, de Manuel Carlos Karam; “Curitiba Branca de Neve”, de Rosirene Gemael; “Os Catarinas do Paraná”, de Deonísio da Silva; “Atletiba Literário”, de vários autores; e “Noite Quente”, de Paulo Roberto Marins, uma via-sacra pelos antigos bares de Curitiba. Páginas viradas no folhetim, mas registradas com muito talento.

Uma ótima sugestão para estudantes de todos os níveis, do ensino fundamental ao superior, é a coleção “História de Curitiba” em quadrinhos, editada pela FCC entre 1985 e 1987, com pesquisa de Eduardo Spiller Pena, desenhos de Flávio Colin e textos dos jornalistas e escritores Tabajara Ruas e Nelson Padrela. São sete volumes com a magia dos quadrinhos, que ajudam a conhecer o surgimento e a evolução da capital paranaense: “Nas trilhas de Coré-Etuba”; “As Bandeiras do Ouro”; “Tropas, Senhores e Escravos”; “Erva-mate, Sangue Verde”; “As Novas Bandeiras”; “A Cidade Sorriso”; e “Curitiba: Presente!”.

Outra revista de história em quadrinhos de Curitiba – um almanaque, na verdade – que ficou apenas na primeira edição (1993), aborda o período “Das Origens à Proclamação da República”, e foi elaborada pela historiadora Cassiana Lacerda Carollo e o desenhista Seto. Um glossário trata de importantes personalidades da história paranaense, como Eleodoro Ébano Pereira, figura central da fundação de Curitiba; Rafael Pires Pardinho, o primeiro ouvidor geral da cidade; Zacarias de Góes e Vasconcelos, primeiro presidente da Província do Paraná; Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, morto no quilometro 65 da ferrovia Curitiba-Paranaguá no fim da Revolução Federalista (1894); Agostinho Emerlino de Leão, historiador e defensor do patrimônio cultural paranaense, além de naturalistas estrangeiros que legaram ricos registros da paisagem, rios e indígenas do Paraná, como o alemão Robert Avé-Lallemant, o escritor e pintor americano John Henry Elliot, e o engenheiro inlglês Thomas Bigg-Witther.

Localização

A Casa da Memória está localizada na rua São Francisco, 319, em área central do Setor Histórico de Curitiba. Os interessados em consultas e pesquisas também podem utilizar laptop e máquinas fotográficas digitais (com flash desligado) para seus registros. Marli recomenda aos pesquisadores que façam agendamento prévio, para facilitar e agilizar a busca pelo assunto solicitado. Os agendamentos podem ser feitos pelo site da Fundação Cultural de Curitiba:


www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/casa-da-memoria

* Da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba