ASSINE
search button

Mercado Municipal de Curitiba comemora 57 anos com bolo e oficinas

Compartilhar

Os 57 anos do Mercado Municipal de Curitiba foram celebrados com muita festa neste sábado (1º). Entre os destaques da programação, oficinas gastronômicas e a distribuição de um bolo preparado pela equipe de educação alimentar da Secretaria Municipal do Abastecimento.

O prefeito Gustavo Fruet cortou e distribuiu o bolo de aniversário para os visitantes do mercado ao lado da vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.“O Mercado Municipal é um espaço de convergência, de encontro, de lazer e de referência do turismo de Curitiba. Juntamente com toda a estrutura da Secretaria Municipal de Abastecimento, o Mercado também é uma referência de qualidade e de valores para alimentação da população curitibana. É muito importante preservar essa história bonita de Curitiba, respeitar os trabalhadores do Mercado Municipal e valorizar e preservar esse espaço público para as próximas gerações”, disse Fruet.

O secretário municipal do Abastecimento, Marcelo Franco Munaretto, destacou a evolução do Mercado Municipal na última década, quando passou a ser um espaço de promoção da cultura alimentar e do agronegócio paranaense. “Na atual gestão, temos um novo momento, com um perfil de maior participação social e com a realização de eventos para difundir a cultura e arte da nossa terra", disse. "O Mercado Municipal é cada vez mais um espaço democrático, com a realização de eventos gastronômicos e culturais todos os finais de semana. Também estamos trabalhando muito forte a questão da educação alimentar de nossas crianças e da melhoria do padrão de vida da nossa população.”

O casal Doroty e Dirceu Beniche prestigiou a festa e comeu o bolo de aniversário. “Frequentamos o mercado há muitos anos, sempre aos sábado e domingos. Moramos no Alto da Glória e vimos sempre caminhando até aqui. Fazemos a feira e compramos peixe para manter nossa alimentação saudável”, lembrou Dirceu. “E o mercado está cada vez mais bonito nos últimos anos, encontramos muita gente por aqui”, destacou Doroty.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal, Mario Shiguemitu Yamasaki,, disse que depois da reforma nos anos 2000, o Mercado passou a atrair um público mais jovem e se tornous um centro gastronômico. "Agora, somos ponto de referência para os chefs de cozinha, pois oferecemos todos os produtos aos curitibanos no mercado”, afirmou. O hortifruteiro é dono de uma das bancas mais antigas do espaço, aberta por seu pai em 1960, quando ele tinha apenas 5 anos.

Participaram do evento de aniversário os secretários municipais da Mulher, Roseli Isidoro, e do Esporte, Lazer e Juventude, Aloísio Dutra Jr., o diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, e o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Paulo Brunel.

O Mercado

O Mercado Municipal foi inaugurado em 2 de agosto de 1958. Ao longo dos anos, tornou-se o mais tradicional e importante centro de abastecimento e gastronomia de Curitiba. No local, os consumidores encontram desde frutas, verduras e legumes a produtos típicos e exóticos das mais diversas culturas. Com a ampliação de sua área e a instalação do Mercado de Orgânicos, passou a estimular uma nova tendência em alimentação, constituindo-se no primeiro no Brasil exclusivo para o gênero.

Além de ter se tornado sinônimo de centro de abastecimento, o Mercado Municipal é dedicado à difusão de práticas gastronômicas e de educação alimentar. A reforma do Mercado garantiu a instalação de um espaço de eventos, na entrada da Avenida Sete de Setembro, onde ocorrem aulas shows de chefes e oficinas de receitas rápidas e saudáveis ministradas pela equipe de nutricionistas da Secretaria do Abastecimento.

O mezanino do Mercado de Orgânicos abriga espaços para eventos, como o auditório utilizado para capacitação e treinamento de funcionários, comerciantes, produtores e outros públicos. No mesmo local há uma sala de aula e uma cozinha gourmet, onde são realizados cursos mais elaborados e de maior duração para a divulgação de conceitos e práticas para uma alimentação mais saudável. Atualmente, o Mercado Municipal conta com 193 empreendedores que geram cerca de mil empregos diretos. O local recebe em média 60 mil pessoas por semana.

* Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba