ASSINE
search button

PT: ataque a Instituto Lula é agressão à democracia

Compartilhar

O PT reagiu ao ataque à sede do Instituto Lula, que ocorreu na noite de quinta-feira (30). Um bomba foi jogada no local. Diversos políticos petistas criticaram a ação.

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, repudiou, em publicação no Twitter, o atentado. “Inaceitável essa escalada de ódio contra o PT. Consequência da criminalização proporcionada por alguns setores da sociedade”, afirmou. Para o dirigente, o ataque é fruto de setores que insistem em propagar o golpismo, o ódio e ideias conservadoras. Além disso, ele relembrou que, somente neste ano, dois diretórios regionais da legenda foram alvo de violência em São Paulo.

Em nota, o diretório estadual do PT, presidido por Emidio de Souza, afirmou que esse ato somado a outro que ocorreram em São Paulo "refletem a escalada da intolerância e do ódio que alguns setores da sociedade e da mídia têm amplificado nos últimos meses".

"O ataque é uma agressão à nossa democracia", completou.

“Esse ataque de que foi vítima o Instituto Lula, demonstra o quanto é maléfica para a democracia o insidioso processo de demonização em curso. A punição dos responsáveis e a elucidação dos fatos urge!”, afirmou o vice-presidente nacional do PT e coordenador das redes sociais da legenda, Alberto Cantalice, pelo Twitter.

O secretário de Comunicação do PT, deputado José Américo Dias, também comentou o ataque. “Um ataque político, repleto de ódio. Felizmente ninguém se feriu”, disse.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, repudiou o ataque. Para ele, estes atos de “violência e intolerância” são inaceitáveis.

“O ataque ao Instituto Lula é uma agressão à nossa democracia. O Brasil tem um histórico de diálogo pacífico e rejeição a atos violentos, que esperamos que continue e seja ampliado. Minha solidariedade ao ex-presidente Lula e toda sua equipe de trabalho”, disse Rossetto.

O ex-ministro da Saúde e secretário Municipal de Relações Governamentais da prefeitura de São Paulo, Alexandre Padilha, comentou a “escalada de ódio e intolerância”, estimulada por parte da mídia brasileira.

“O atentado ao Instituto Lula nesta madrugada, a sede do PT no Centro meses atrás e as celebridades da intolerância que desfilam pelas redes são expressões do mesmo fenômeno: a escalada de ódio e intolerância estimulada pela maneira como parte da mídia a repercute e com a passividade de forças de segurança e da Justiça”, disse Padilha, em publicação no Facebook.

>> Polícia Federal vai investigar explosão de bomba no Instituto Lula, diz Cardozo


Para o Secretário Nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima, a democracia verdadeira do país foi atacada e sem a reação devida das instituições.

“Homossexuais são linchados, os negros ‘justiçados’, se faz apologia à morte de nordestinos e não há qualquer pudor. O cúmulo destes ataques à democracia foi o atentado à sede do Instituto Lula”, afirmou Jefferson.

Segundo ele, o ataque foi realizado “pelos fascistas que desejam a entrega do país a interesses estrangeiros, um pensamento único no país, um governo para os ricos exercido por poderes não-eletivos, racismo, machismo, homofobia e fundamentalismo religioso como doutrinas oficiais”.

Jefferson afirmou que todas as democracias do mundo respeitam seus ex-presidentes independente de ideologias ou partidos. “Ainda mais se for o maior líder popular da história e responsável por libertar milhões da pobreza e da fome e dar a estes oportunidades e direitos inéditos, saudado por todo o mundo, da esquerda até conservadores menos radicais”, completou.

“A Juventude do PT repudia este atentado, repudia a subversão da democracia e conclama os jovens do Brasil, não importando se aprovam ou não o governo da presidenta Dilma neste momento, petistas ou não, mas que não abrem mão da democracia a se insurgir definitivamente contra este fascismo e dar um basta no Brasil obscuro e servil que este setor quer impor à sociedade”, finaliza o secretário Nacional de Juventude do PT.

Com informações da Agência PT de Notícias