ASSINE
search button

FHC condena ódio no PSDB e diz que Dilma é 'honrada'

Compartilhar

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou em entrevista à revista alemã de economia Capital que a presidente Dilma Rousseff não está envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras. "Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT", afirmou o ex-presidente tucano. 

Apesar das evidências apresentadas no âmbito da Operação Lava Jato sobre pagamentos de propina na Petrobras ainda em 1998, quando era presidente, Fernando Henrique atribui ao ex-presidente Lula a responsabilidade política pelo escândalo de corrupção na Petrobras. "Os escândalos começaram no governo dele", argumenta. "Tudo começou bem antes, em 2004, com o Lula, com o escândalo do mensalão", afirmou.

Mas FHC afirma que seria ir longe demais colocar Lula na cadeia: "Isso dividiria o país. Lula é um líder popular. Não se deve quebrar esse símbolo, mesmo que isso fosse vantajoso para o meu próprio partido. É necessário sempre ter em mente o futuro do país".

Em outro ponto da entrevista, que vai às bancas na Alemanha neste sábado, FHC elogia Lula. "Ele certamente tem muitos méritos e uma história pessoal emocionante. Um trabalhador humilde que conseguiu ser presidente da sétima maior economia do mundo".