ASSINE
search button

Governo de SP rompe contrato com consórcio por atraso em obras na Linha 4 do Metrô

Compartilhar

O governo de São Paulo rescindiu o contrato com o consórcio Isoluz Córsan-Corviam, responsável pela construção de duas das quatro estações que ainda faltam na Linha 4-Amarela do Metrô, na capital paulista. As estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie deveriam ser entregues em 2016, mas vão atrasar pelo menos um ano porque será aberta uma nova licitação no segundo semestre deste ano.

Além das estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire, ainda faltam ser construídas as estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Uma licitação também precisou ser aberta para concluir as obras das duas últimas estações porque o consórcio parou as obras na Linha 4.

A rescisão do contrato dependia do aval do Banco Mundial, responsável pelo financiamento. A Secretário de Transportes Metropolitanos informou ainda que vai multar o consórcio em R$ 23 milhões por causa de abandono da obra, descumprimento de normas de qualidade e segurança, e ausência de pagamento das empresas subcontratadas.

O consórcio argumentou que não é responsável pelos atrasos, pois as empresas que deveriam entregar os projetos não o fizeram no prazo correto. 

Com o cancelamento do contrato, o governo do estado deverá abrir nova licitação e as obras, que seriam entregues em 2016, devem atrasar pelo menos um ano.