ASSINE
search button

Acusar Lula de lobby é um absurdo, diz Celso Amorim

Compartilhar

O ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim, afirmou na terça-feira (28), que eram absurdas as acusações de que o ex-presidente Lula teria cometido lobby e, portanto, algo condenável do ponto de vista jurídico ou ético, ao defender interesses brasileiros e, também, as empresas, na luta pela construção de acordos bilaterais ou multilaterais.

“Isso é um total absurdo. Isso demonstra a que ponto chegou a politização. Não vamos aqui defender o que é errado, esses escândalos na Petrobras, acho que tudo tem de ser apurado, direitinho. Acho que ninguém deve assumir para si os eventuais erros, delitos cometidos. Agora, acusar um ex-presidente porque ele apoia as empresas brasileiras, isso é um total absurdo. Mas todos, olha, eu nem vou ficar citando nomes, porque se não depois fazem uma ação de calúnia contra mim. Mas é uma coisa absurda. Todos os ex-presidentes apoiam, e mesmo os presidentes no cargo”, disse Amorim.

As afirmações foram feitas após Amorim participar de um debate na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em São Bernardo. “Claro, você não vai apoiar uma empresa brasileira contra outra. Agora, apoiar empresas brasileiras em assuntos que são interesse do Brasil, dentro da legalidade, acho inteiramente cabível . Acho que seria até surpreendente que um presidente ou ex-presidente não fizesse isso. Você está defendendo interesses brasileiros, empregos. Você não está defendendo aquela empresa, o lucro daquela empresa, mas quem trabalha naquela empresa. Então, isso (as acusações) é uma coisa descabida, mostra como as pessoas perderem a noção”, completou.

Com Brasil 247