ASSINE
search button

Vamos dar oportunidade de trabalho aos jovens em vez de maioridade penal, diz empresário

Compartilhar

O Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa, lançado nesta terça-feira (28) pelo governo, é uma resposta aos desafios que hoje se apresentam aos jovens. Principalmente aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, situação para a qual muitos propõem a redução da maioridade penal, afirma Francisco Freitas Cordeiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas (CDLs) do estado do Ceará.

Em entrevista ao Blog do Planalto, Cordeiro elogiou a iniciativa, que oferece oportunidade de iniciação no mercado de trabalho e acesso à qualificação profissional nas melhores escolas técnicas do País. Ele destacou que é uma alternativa importante que se abre aos adolescentes que têm de 14 a 18 anos.

“Nesse momento em que se questionou tanto a baixa da [maioridade] penal, vamos baixar a [maioridade] trabalhista. Vamos dar ao jovem essa oportunidade. Isso é importantíssimo para nossas empresas, importante para os jovens, é uma alternativa que se abre para eles”, afirmou Cordeiro.

O empresário frisou também que o programa é importante para as micro e pequenas empresas, que empregam 97% da força de trabalho do Brasil. “Havia uma trava na absorção desses jovens, porque só podiam ser [contratados por] empresas com o mínimo de sete empregados. Indo agora para a micro, qualquer empresa a partir de um empregado vai poder entrar no programa. O comércio abraça essa proposta. Abraça porque vê uma possibilidade muito grande de ela se consolidar”.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, avaliou que o programa será fundamental para inserir o jovem no mercado de trabalho. De acordo com ele, 88% dos aprendizes que entram no mercado permanecem empregados ao final da experiência. “Nós vamos preparar a mão de obra”, disse ele. “O empregador quando contrata o primeiro emprego, ele se informa sempre da capacidade do trabalhador, da experiência que ele já teve. E, no caso específico, o curso serve como demonstração de que o aprendiz está apto a exercer aquele emprego”.

A abertura de oportunidades para os aprendizes nas micro e pequenas empresas é mais uma etapa no acesso de ampliação do Pronatec, diz o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Marcelo Machado Feres. “A gente entende que o Pronatec avança quando amplia oportunidades para a juventude. E o que nós estamos fazendo é, justamente, dar oportunidades a partir do Pronatec Aprendiz”, declarou.

Afirmou ainda que o programa dá oportunidade, sobretudo, àqueles jovens que têm a necessidade de estudar e, ao mesmo tempo, trabalhar. “Para que possam fazer um processo de qualificação profissional e, ao mesmo tempo, ter a oportunidade de atuar profissionalmente, especificamente, em micro e pequenas empresas”.