ASSINE
search button

Ministro do TCU é acusado de receber verbas desviadas

Compartilhar

O ex-tesoureiro da Prefeitura de Campina Grande (PB) Rennan Farias disse que entregou dinheiro em espécie, em 2010, ao então candidato ao Senado Vital do Rêgo (PMDB-PB), hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). As declarçaões foram feitas à TV Folha, do Jornal Folha de S. Paulo, publicadas nesta segunda-feira 27/7).

Segundo o ex-tesoureiro, a verba foi desviada de um contrato de R$ 10,3 milhões da prefeitura com uma empreiteira que não executou os serviços.

"[Eu] deixava lá o pacote, ou a caixa, ou a sacola, a caixa de uísque [com o dinheiro desviado], depois ele [Vital do Rêgo] fazia toda a repartição e resolvia seus problemas de campanha”, diz.

Além dos desvios da prefeitura, ele afirma ter levantado cerca de R$ 10 milhões junto a agiotas para as campanhas de Vital do Rêgo e do irmão.

Diz ainda ter feito entregas também ao irmão do ministro, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), e a firmas que atuavam nas campanhas da família. Os dois negam as acusações.

No TCU, Vital será um dos nove ministros a analisar as contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff. Se rejeitadas, elas podem abrir caminho para um processo de impeachment no Congresso.