ASSINE
search button

PR: Disque Solidariedade descarta 40% de itens doados em más condições de uso

Compartilhar

O serviço da Prefeitura de Curitiba que recebe donativos da população para serem encaminhados a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, o Disque Solidariedade, atende uma média de 350 pessoas todos os meses. Em 2014, foram 4.312 famílias que receberam roupas, móveis, eletrodomésticos e outros itens.

Coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS), o serviço funciona através de solicitações feitas pela Central 156. Os interessados em doar algum item abrem um protocolo e as equipes do Disque agendam a retirada.

“Nosso prazo limite é de 30 dias, contudo estamos conseguindo atender os protocolos em até 15 dias”, informou o coordenador Luis Carlos Costa. Ao serem trazidos ao barracão do Disque, todas as peças passam por um processo de triagem, com o intuito de separar os itens que podem ser repassados, os que precisam de reparo e os que precisam ser descartados.

De acordo com um levantamento da FAS, cerca de 40% das doações não podem ser reaproveitadas. “Móveis de madeira tomados por cupim ou que pegaram chuva e estão esfarelando e eletrodomésticos completamente quebrados são os casos mais identificados”, explica Costa.

Apesar de contar com equipes que fazem os reparos necessários (a FAS possui uma unidade de marcenaria e parcerias externas) alguns itens que chegam até o barracão do Disque, que fica no Campo Comprido, precisam ser descartados e cerca de 30% necessitam de manutenção, o que compromete andamento dos repasses.

“Os pedidos que chegam pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são diários, sem falar em situações de emergência, como enchentes. Por isso pedimos para que a população, na hora de realizar esse gesto de solidariedade, doe o que possa ser imediatamente aproveitado por qualquer pessoa”, diz a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet. O serviço funciona através de solicitações feitas pela Central 156.

O que pode ser doado?

- Móveis (guarda-roupas, cama, armário de cozinha);

- Equipamentos de uso doméstico (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, louças, objetos de decoração, dentre outros);

- Colchões;

- Roupas (roupas em geral, roupa de cama, roupa de banho);

- Calçados;

- Artigos infantis (brinquedos, bicicleta, berço, andador);

- Materiais hospitalares (cama hospitalar, cadeira de rodas, muleta, cadeira de banho);

- Objetos de esporte e lazer;

O que não é recebido pelo Disque Solidariedade:

Acessórios de veículos, carpetes, box de banheiro e cerâmicas, telhas e restos de construção e livros (que podem ser doados à Fundação Cultural de Curitiba).