ASSINE
search button

Itatira é o município com maior número de casos de homofobia do Ceará

Compartilhar

O município de Itatira, a 212 quilômetros de Fortaleza, é a região com maior número de denuncias de perseguição contra homossexuais no Ceará, de acordo com dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica. Os dados apontam que o Ceará registrou, de janeiro a maio deste ano, 39 denúncias de homofobia, contra 28 em todo o ano passado. 

A cidade de Itatira foi o município do Estado que mais registrou ocorrências, ao todo foram 16, em segundo lugar vem Fortaleza com sete registros junto ao órgão federal. No Brasil, o Estado perde apenas para São Paulo, que registrou 74 denúncias no mesmo período de 2015. Os números mostram ainda que no Ceará houve 57 denúncias de violações contra homossexuais.

Desde o inicio do ano, diversas entidades e organizações de direitos humanos denunciam casos de homofobia no municipio de Itatira. De acordo com o Escritório de Direitos Humanos Frei Tito, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, os relatos envolvem desde insultos, constrangimentos até perseguições feitas por agentes publicos. Em abril o Conselho Nacional de Combate a Discriminação LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica, chegou a ir até a cidade. No entanto, apesar das denuncias, os culpados ainda não foram punidos.

Este mês, estudantes de uma escola da rede publica estadual do município de Itatira, decidiram utilizar as redes sociais chamar a atenção para casos de perseguição contra homossexuais na cidade e conscientizar órgãos locais sobre a necessidade de combater a discriminação contra gays, lesbicas, travestis e transexuais no município. Alunos da Escola Estadual Nazaré Guerra, localizado no distrito de Lagoa do Mato, postam desde o inicio de junho fotos e vídeos no Facebook segurando cartazes com dizeres como “preconceito? Tô fora!”, “Homofobia? Tô fora!” e “O que importa é o amor”. A campanha visa diminuir os casos de homofobia e promover os direitos da população LGBT no municipio.