ASSINE
search button

Dilma garante segurança para os Jogos Olímpicos 2016

Compartilhar

A presidenta Dilma Rousseff garantiu hoje (3) que o Brasil organizará os Jogos Olímpicos de 2016 com a segurança adequada. Ao discursar na cerimônia de lançamento da Tocha Olímpica, ela disse ter certeza que o país será capaz de garantir a segurança na cidade.

De acordo com a presidenta, com a experiência da Copa do Mundo do ano passado, quando 12 cidades-sede tiveram uma perfeita integração entre as Forças Armadas, Polícia Federal e secretarias de segurança, será possível promover uma Olimpíada segura. 

"Se fomos capazes de garantir segurança em 12 cidades, somos capazes de garantir a segurança em uma cidade. Tenho certeza disso, porque temos hoje o aprendizado nos centros de Comando e Integrados. Integramos nossa segurança", afirmou.

"Quero dizer que todos aqueles que quiserem participar da Olimpíada, que venham e participem com a certeza de que serão muito bem recebidos. Teremos condições de dar o atendimento adequado", acrescentou a presidenta.

Durante o lançamento da Tocha Olímpica, Dilma Rousseff mencionou a questão da segurança, após lembrar que foi questionada sobre o tema na entrevista que concedeu a jornalistas em Washington, ao lado do presidente dos Estados, Unidos Barack Obama.

Segundo ela, o combate a qualquer possível criminalidade será garantido com a parceria que o governo federal tem com o estado do Rio de Janeiro e também com as ações promovidas nos bairros e favelas da capital carioca.

Na entrevista, ela enfatizou a integração das forças policiais como fator importante para a garantia da segurança de grandes eventos.

Desenhada pela agência de design Chelles & Hayashi, a Tocha Olímpica lançada hoje chegará a Brasília em maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros. Ela seguirá pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. 

Segundo o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha por todo o país, em percursos de cerca de 200 metros. No total, a tocha será recebida em 300 cidades – 83 delas apresentadas hoje –, mas o comboio poderá ser visto passando por mais 200 municípios.

A tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro é branca, com detalhes em cores que simbolizam a natureza do Brasil.